Clubes terão mais despesas, mas medidas são inportantes em benefício do próprio torcedor
Por Arnaldo Garcia e Agência Ferj
Não foi dito que as medidas adotadas, nesta quinta-feira (11), pela Federração de Futebol do Rio de Janeiro foram especificamente tomadas em função da agressão do torcedor Faúna do Americano, em ato covarde, no último sábado (6). Entretanto, parace ser muito óbvio porque essa agressão atribuída à torcida do America, tem se tornado corriqueira no entorno dos estáfdios, nas estações de trem e metrô, além de pontos de ônibus, na região metripolitana do Rio de Janeiro.

Preocupada com a segurança do torcedor nos estádios, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, após convocação extraordinária, debateu na tarde desta quinta-feira (11) o tema de extrema relevância com os representantes dos 12 clubes que participam da Série A2 do Campeonato Carioca 2024. Com aprovação unânime, medidas serão adotadas a partir já da 9ª rodada da Taça Santos Dumont de Profissionais.
- Estádio com venda de ingressos de até 1000 torcedores, os clubes terão de disponibilizar 20 seguranças particulares para o evento.
- Estádio de 1000 a 2000 torcedores, os clubes terão de disponibilizar 40 seguranças particulares para o evento.
- Todos os ingressos, sejam vendidos virtualmente e fisicamente, serão cadastrados por CPF. Caso o torcedor compre mais de um bilhete, todos ficarão sob seu cadastro.
- Os ingressos de cortesia dos clubes também terão de ser registrados com o nome e CPF de quem fizer a retirada.
- O clube mandante pode transferir sua partida para outro estádio, caso sinta que há problema de segurança em sua praça esportiva.
- A utilização de drones, principalmente em praças esportivas que não tiverem circuito interno de câmeras, será utilizado na segurança dos jogos, na parte interna e externa dos estádios, para identificar possíveis focos de conflitos.
- Em caso de conflito no estádio ou proximidade, identificado o causador, o responsável poderá ser punido com perda do mando de campo.
Além de todas essas medidas, os clubes se comprometeram a realizar campanhas educativas, em redes sociais, sites e até mesmo presencialmente, para o torcedor com orientações de comportamento e do quanto é nociva ao espetáculo e ao clube a violência.
Na próxima semana, após a nona rodada, será realizada nova reunião de avaliação