Rubro-Negro só venceu um jogo longe da Cidade Maravilhosa no Brasileiro
Por O Dia / Foto Gilvan de Souza
Rio - Líder do Brasileiro e com uma campanha muito positiva na temporada, o Flamengo foi derrotado pelo Juventude por 2 a 1, em Caxias do Sul, e voltou a evidenciar um dos problemas que têm em 2024. O aproveitamento da equipe de Tite longe do Rio é bastante abaixo do rendimento em terras cariocas.
Até o momento, o Flamengo atuou em nove partidas fora da capital fluminense, venceu apenas dois jogos, empatou quatro e sofreu três derrotas. No total, o aproveitamento da equipe de Tite longe dos seus domínios é de 37%.
O clube carioca tem apenas uma vitória no Brasileiro longe do Rio. Foi justamente na estreia contra o Atlético-GO. Com um jogador a mais, o Flamengo buscou o resultado positivo já nos acréscimos da partida. Depois disso, empatou com Bragantino, Palmeiras e Atheltico-PR e foi derrotado pelo Juventude, longe do Rio. A outra vitória na temporada fora do estado aconteceu contra o Amazonas, pela Copa do Brasil
Na Libertadores, o aproveitamento ruim longe do Rio foi decisivo para que o Flamengo ficasse apenas com a segunda colocação do grupo. O Rubro-Negro conquistou apenas um ponto contra Millonarios, Palestino e Bolívar atuando fora do Brasil. No Maracanã, o clube carioca venceu os adversários nos três jogos.
Na temporada, o Flamengo tem 33 jogos, com 23 vitórias, seis empates e apenas quatro derrotas. O aproveitamento é de 75,7%. A outra derrota que o Rubro-Negro sofreu no ano foi no Maracanã em clássico pelo Brasileiro contra o Botafogo.
Tite vê jogo equilibrado
Repleto de desfalques no grupo, o técnico Tite assistiu à beira do gramado um Flamengo pobre tecnicamente e que não foi capaz de segurar a força do Juventude na segunda etapa, perdendo por 2 a 1 no Alfredo Jaconi nesta quarta-feira (26). Em entrevista coletiva após o duelo pela 12ª rodada do Brasileirão, o treinador disse que o jogo foi equilibrado e valorizou as atuações dos goleiros.
"Tiveram alternâncias e momentos de domínio e oportunidades vivas de gols, com os goleiros participando. Lembro de três defesas bastante efetivas de cada goleiro em oportunidades claras", iniciou Tite.
Os dois gols da equipe gaúcha, que saiu atrás do marcador, aconteceram em jogadas pelo alto - primeiro com Lucas Barbosa e depois com Luis Mandaca, já no fim do duelo. Tite reconheceu o bom trabalho do Papo, mandante, e elogiou o trabalho do técnico Roger Machado.
"O Juventude é muito bem treinada, o Roger é um grande treinador e soube fazer as modificações para gerar intensidade. Teve a felicidade na bola parada de dois grandes batedores, eles têm bons cabeceadores. Assim como em outros momentos nos beneficiou, também temos que reconhecer", disse.
"Tem méritos o adversário, o Roger é muito bom treinador. Tem bola parada, tem organização, tem os blocos. Tenho um carinho por ele por ter sido meu atleta, mas independentemente disso ele está fazendo um grande trabalho. Tem méritos do outro lado, e a gente tem que reconhecer", completou.
A equipe comandada pelo técnico Tite volta a campo no próximo domingo (30), às 18h30 (de Brasília), no Maracanã, para enfrentar o Cruzeiro. O jogo será válido pela 13ª rodada do Brasileirão