Dorival analisa empate e aponta maior dificuldade do Brasil contra a Costa Rica
Esportes
Publicado em 25/06/2024

Por outro lado, o técnico destacou positivamente a reação pós-perda e a capacidade da Seleção em recuperar a bola do adversário

O Dia / Buda Mendes (Gerty Images via AFP)

Estados Unidos - O técnico Dorival Júnior acredita que os movimentos de ataque tenham sido a maior dificuldade do Brasil no empate com a Costa Rica por 0 a 0, nesta segunda-feira (24), pela primeira rodada do Grupo D da Copa América. O treinador apontou a importância de tais movimentos e explicou como eles funcionam. Além disso, lembrou que o trabalho de ataque à última linha foi um aspecto intensificado nos treinamentos. 

"Nós precisamos de um movimento que é fundamental: o movimento sujo. São os movimentos de ataque à última linha adversária, provocando um movimento de três, quatro, cinco, dez passes atrás dessa última linha adversária e uma abertura um pouco maior frontal a esse movimento de linha para que possamos facilitar a vida de quem tem a bola nos pés. Para mim, hoje, talvez tenha sido a maior dificuldade que tenhamos encontrado", disse Dorival.

Faltaram alguns movimentos em profundidade. E, com isso, nós tivemos uma dificuldade maior. Esse movimento em profundidade tanto carrega a última linha para cima do seu goleiro quanto abre espaços para que você possa vir trabalhando essa bola por trás. Nós queríamos a bola para troca de passes. Foi um aspecto que nós mais intensificamos em treinamentos. Foram justamente os trabalhos de ataque à última linha, esse trabalho sujo, mais do que necessário para uma equipe que precisa buscar espaço entre as linhas adversárias", completou.

Com o resultado, tanto Brasil quanto Costa Rica somam um ponto na tabela. A Colômbia, que venceu o Paraguai mais cedo, tem três e aparece na liderança do grupo.

A equipe de Dorival Júnior, agora, vira a chave para a segunda rodada do Grupo D do torneio. O Brasil volta a campo na próxima sexta-feira, às 22h (de Brasília), para enfrentar o Paraguai no Allegiant Stadium, no estado de Nevada.

"O mesmo sentimento que nós iríamos para a próxima partida se tivéssemos vencido essa de hoje. Nós teríamos que ter um controle necessário para que possamos envolver a equipe adversária, respeitando a equipe adversária e sua maneira de atuar. É dessa forma que vamos lutar pela nossa classificação e que vamos alcançar nossa classificação. Temos que ter consciência de que, se o resultado não aconteceu hoje por detalhes, precisaremos melhorar alguns aspectos importantes, mas apresentamos coisas muito boas, que, de repente, se fortalecidos e melhorados, possam nos ajudar nas partidas seguintes", disse Dorival Júnior.

Comentários