FICCO/RJ reprime crimes de tráfico e importação ilegal de armas de fogo no Rio de Janeiro
Geral
Publicado em 21/06/2024

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na Zona Oeste

Por Ascom PF - RJ/SP

Rio de Janeiro/RJ. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/RJ) deflagrou, nesta quinta-feira (20/6), a Operação Inox para reprimir a prática dos crimes de tráfico e importação ilegal de armas de fogo e acessórios. Na ação de hoje, policiais  cumpriram quatro mandados de busca e apreensão, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A operação é um desdobramento das investigações iniciadas a partir da prisão em flagrante de um homem no mês de maio. Na ocasião, ele foi o responsável por importar ilegalmente peças de armas de fogo pelos Correios. Além do flagrante pelo contrabando das peças, foi identificado que o indivíduo estava armado, resultando também em sua prisão por porte ilegal de arma de fogo.

Os policiais da FICCO/RJ iniciaram as investigações e identificaram que o preso possuía mais armas de fogo em sua posse. Durante o cumprimento dos mandados, na residência do preso, foram localizadas e apreendidas duas armas de fogo de calibre restrito, dois supressores de ruído (conhecidos popularmente como silenciadores), grande quantidade de insumos para munição, parte de um distintivo e um patch da PMERJ, bem como diversos rádios comunicadores e seus acessórios.

O investigado permanece preso preventivamente e à disposição da justiça.

A FICCO/RJ, Força Integrada de Combate ao Crime Organizado, é uma força-tarefa composta pela Polícia Federal, Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e tem por objetivo realizar uma atuação conjunta e integrada no enfrentamento à criminalidade organizada no estado do Rio de Janeiro.

Em ações distintas, PF prende passageiros transportando drogas no Aeroporto Internacional de São Paulo

Em Guarulhos(SP), a Polícia Federal prendeu, nesta quinta-feira (20), dois passageiros tentando embarcar com drogas para a Europa e continente africano.

Policiais federais, que fiscalizam passageiros e bagagens com o auxílio do cão farejador, abordaram um passageiro que pretendia embarcar para a França e, após entrevista e posterior uso do scanner corporal, perceberam que o homem levava, sob suas roupas, objetos no formato de cápsulas. Ele passou por busca pessoal e os policiais encontraram um total de 130 cápsulas contendo mais de 1 kg de cocaína. O suspeito foi preso em flagrante.

Em outra ação, policiais que fiscalizavam bagagens fora do padrão, com o auxílio do aparelho de raio-x, prenderam um homem, nacional da Nigéria, portador de visto permanente no Brasil, levando dentro de sua mala nove mochilas, contendo fundos falsos forjados e com 9 kg de cocaína.

Os presos serão apresentados à Justiça Federal onde poderão responder pelo crime de tráfico interestadual de drogas.

Comentários