Treinador chega na hora do almoço e já treina elenco à tarde
Por Arnaldo Garcia / Arthur Barreto (Agência AMS)
Depois do fracasso em quatro rodadas da Série A, com dois empates e duas derrotas sob o comando de Palinha demitido após o revés diante do Olaria, o Americano anunciará na manhã desta segunda-feira (10) Flávio Tinoco como o seu novo treinador, que fará a terceira passagem pelo clube alvinegro.
Pesou para escolha de Tinoco o fato de o profissional ter feito sempre bons trabalhos no clube. Na primeira vez, ele substitui a Marcelo Buarque e, na segunda, a Nei Barreto, sempre revertendo situações complicadas. Desta vez o trabalho dele será mais árduo, pois a qualificação do elenco é algo já constatado e pelo torcedor e pela própria crônica esportiva. Aliás, as péssimas escolhas do ex-gerente de futebol, Francis Eduardo, foi determinante para sua demissão.
Com pouco prazo para inscrever novos atletas (prazo termina entre a quinta e a sexta rodada), o Americano precisa agir rapidamente para reverter esse quadro. É a primeira vez que Alvinegro ostenta a última posição da competição estadual, desde 1976 quando houve a fusão entre as federações carioca e fluminense.
Com a chegada de Tinoco, também voltam ao clube Fabiano Pereira, vice-campeão estadual Sub-20 - em 2023 – e Jonathan Baltar, como preparador físico, o que sugere também a demissão de Cláudio Café, ainda não anunciada pela direção alvinegra. É possível também que alguns atletas sejam afastados, pois novos virão e o elenco não pode ficar tão numeroso.
Flávio Tinoco é o terceiro treinador da temporada, o primeiro foi o Florentino, depois Palinha e agora uma nova comissão técnica inteira.
O Americano volta a campo no próximo sábado (15) para enfrentar o vice-líder Duque de Caxias, exatamente o clube que Tinoco ajudou a ascender da terceira para segunda divisão.