Campos: 4ª edição da Respectro acontece neste sábado no Teatro Municipal Trianon
Geral
Publicado em 07/06/2024

Setecentas pessoas se inscreveram para o evento, que reúne pais de atípicos e profissionais de várias áreas

Por Liliane Barreto e César Ferreira, da Secom Campos

Acontece neste sábado (8), das 8h às 16h30, a 4ª edição da Respectro – Conferência Municipal em Apoio ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), realizada com o apoio da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ). Ao todo, 700 pessoas estão inscritas, entre pais, profissionais e público interessado em conhecer mais sobre o tema. Na programação, rodas de conversa com pais atípicos e palestras com vários profissionais, especializados no tema.

O evento vai reunir profissionais de diferentes áreas, que se especializaram no assunto, e pais atípicos, que estarão contando suas experiências. Na roda de conversa com o tema “Pai atípico — a decisão de permanecer, proteger e amar”, estarão participando os pais Pedro Leonardo Barreto, subtenente do Corpo de Bombeiros Militar; Lincoln Vasconcelos, que é fisioterapeuta; Rodrigo Ibiapina, coronel da Polícia Militar; e André Cardoso, motorista. 

A psicóloga Juliana Pedra e a fisioterapeuta Elizamaria Manhães vão falar sobre a Equoterapia no TEA. As duas possuem especialização na área. A psiquiatra Lana Silva vai abordar o tema “TDAH: nem tudo que reluz é ouro, mas todo ouro reluz”. A nutricionista Rayanna Henriques vai ministrar a palestra “A relação entre seletividade alimentar e aspectos emocionais, sensoriais e comportamentais da criança”. 

Outra palestrante será a pediatra Laura Mansur, especialista em Desenvolvimento Infantil e Transtorno do Espectro Autista, que vai falar sobre “A importância do pediatra na identificação precoce do autismo”. “Estarei participando com um time incrível para que a gente possa passar muita informação importante baseada em evidências científicas”, informa a médica. 

Também estarão participando o educador musical Tio Rodrigo, falando sobre a “Terapia Benenzon: O que é? Como é?”; o terapeuta ocupacional Leonardo Castro, abordando o tema “Estratégias sensoriais no contexto escolar”, e a pedagoga Adriana Fantoni, com o tema “PEI — Desafio na prática inclusiva”, além da pediatra Gesika Amorim, pós-graduada em Psiquiatria e Neurologia, especialista em tratamento integral do autismo. 

O evento é realizado este ano pela Comissão de Defesa da Criança da Câmara Municipal de Campos com apoio da Prefeitura de Campos, por meio da FMIJ. “Em sua 4ª edição, o evento já é um sucesso. Em poucas horas, todas as vagas já estavam preenchidas e com lista de espera. Será uma ocasião fundamental para avançarmos juntos na compreensão e ação pela causa. Vamos continuar construindo uma sociedade onde a inclusão é regra e não exceção”, afirma o presidente da FMIJ, Diego Augusto Rodrigues.

 

 

Comentários