Tratamento da ob esidade e acompanhamento da amamentação foram os assuntos evidenciados
Por Ascom Câmara Macaé
A nutricionista Verônica Guimarães ocupou o Grande Expediente da Câmara de Macaé nesta terça-feira (28), a convite do líder do governo Luciano Diniz (Cidadania). Ela apresentou o trabalho da Gerência de Alimentação e Saúde, da qual é a gestora e respondeu aos questionamentos dos parlamentares sobre os serviços disponibilizados à população.
O tratamento para diabetes, hipertensão e doenças sexualmente transmissíveis, e ainda o acompanhamento do Bolsa Família são algumas das áreas que recebem o suporte da gerência. “Medimos e pesamos as crianças, orientando a alimentação. Os pais que não levam periodicamente os filhos podem perder o benefício”.
A abordagem da obesidade foi um ponto alto. Verônica apresentou o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional. “Temos em Macaé uma pessoa, em cada três, acima do peso, inclusive gestantes, o que afeta toda a gravidez e até o parto”. Ela ainda falou do Programa Municipal de Fórmulas, que fornece dietas a esses pacientes e mais de 30 fórmulas para diferentes doenças.
O presidente Cesinha (Cidadania) perguntou sobre a realização de cirurgias bariátricas. Segundo a gerente, a Secretaria de Saúde está providenciando o necessário para oferecer o serviço em Macaé. “Acompanhamos antes e depois das cirurgias, que são feitas em Niterói, Itaperuna ou no Rio”. Já Luciano quis saber o que as pessoas devem fazer para tratar-se. “Precisam ir às ESF (Estratégia de Saúde da Família). Em todas temos nutricionistas, algumas com psicólogo, para as quais são encaminhados casos mais complexos”, respondeu ela.
Amamentação
Verônica anunciou a inauguração da Unidade Básica Amiga da Amamentação, que funcionará em formato de piloto a partir de junho, na UBS do Visconde de Araújo. Além de acompanhamento nutricional em todas as etapas, inclusive antes do parto, as mulheres contam com uma sala de amamentação com poltrona, decoração, paredes cor lavanda e música, entre outros cuidados estimulantes para o ato de amamentar.
Também perguntaram ou comentaram a exposição da profissional: George Jardim (PSDB), Guto Garcia (MDB), Iza Vicente (Rede), Luiz Matos (Cidadania) e Rafael Amorim (Cidadania). A apresentação pode ser assistida integralmente no Canal da Câmara no YouTube, a partir dos 58 minutos do vídeo.
Falta de auxiliares deixa crianças fora da escola; secretário de educação será convidado para esclarecer
Durante a sessão desta terça-feira (28), na Câmara Municipal de Macaé, os vereadores voltaram a pedir a contratação de mais Auxiliares de Serviços Escolares (ASE) ao Executivo. A reivindicação foi feita por Guto Garcia (PDT) e recebeu o apoio do presidente Cesinha. Eles frisaram que 17 alunos com deficiência ainda frequentam o colégio em sistema de rodízio e outros 305 estudantes permanecem fora da sala de aula devido ao número insuficiente de auxiliares.
A discussão teve início após Guto mencionar que o governo publicou a contratação de 20 ASEs no último final de semana. “A Educação vai priorizar os 17 alunos especiais que fazem rodízio, para que possam ir à escola todos os dias. Mesmo assim, estamos longe de resolver o problema, já que só para atender essa demanda, são necessários 25 novos profissionais”.
Guto lembrou que não são apenas pessoas com deficiência (PcD) que necessitam de auxiliares. A educação infantil também precisa desse apoio, sobretudo as turmas com crianças de 2 e 3 anos de idade. “Cerca de 150 ASEs foram retirados da educação infantil para atender alunos especiais, deixando os professores sozinhos, sem qualquer auxílio, com turmas de 20 a 25 crianças nessa faixa etária”, relatou o parlamentar.
Cesinha avaliou que a média de um auxiliar para cada cinco alunos com deficiência é inaceitável. “As crianças não estão aprendendo nada por falta de mediação adequada. E o que elas perdem em termos de desenvolvimento hoje, não recuperam nunca mais”.
Guto afirmou que são necessários mais 200 profissionais. “Precisamos de 1.150 ASEs para atender 2.300 alunos especiais, além de devolvermos os 150 auxiliares que foram retirados da educação infantil”.
Após requerimento verbal de Professor Michel (Cidadania), ficou decidido o convite do secretário de Educação, Robério Fernandes, para dar esclarecimentos sobre o assunto aos parlamentares, em data a ser agendada.
Outras reivindicações parlamentares
Iza Vicente (Rede) solicitou a disponibilização de refeição para os estudantes do Pré-vestibular Social da Prefeitura de Macaé. Já George Jardim (PSDB) pediu melhorias na Iluminação do entorno da Ilha da Canoa, em Glicério, Região Serrana. Ambas as indicações foram aprovadas por unanimidade dos presentes.