São Fidélis organiza Forum Regional sobre Geração de Empregos e Desenvolvimento Regional
Economia, Negócios e Desenvolvimento
Publicado em 12/05/2024

 

Encontro aconteceu na última sexta-feira e mobilizou empresários locais

 

Sem a presença de sequer um representante do atual governo municipal, foi realizado na última sexta-feira (10), na Casa da Amizade em São Fidélis o 1° Forum Fidelense e Regional sobre Geração de Empregos e Desenvolvimento. A iniciativa partiu de alguns empresários locais e que foi relevante para um melhor entendimento das dificuldades dos vários setores da economia local. Foram destacadas as dificuldades encontradas pelo empresariado para geração de postos de trabalho; apresentadas algumas propostas para a solução dessas dificuldades; e, projetado o crescimento de cada ramo de atividade.

 

O encontro que deveria ter também cunho regional saiu prejudicado nesse aspecto em função da ausência de um dos principais convidados, o prefeito de Macaé Welberth Rezende. Ele adiou à última hora a presença, em função de complicações em sua agenda em Bom Jesus de Itabapoana.

 

 

 

 

 

O encontro, que teve como mestre de cerimônia o radialista Alexandre Gonçalves, foi aberto pela presidente da OAB Mulher de São Fidélis, Cláudia Abreu. Em sua fala, a também pré-candidata a vice-prefeita, na chapa do Avante, destacou a importância do encontro como iniciativa louvável de pessoas preocupadas com o desenvolvimento do município. Em seguida, o presidente do Sicoob Fluminense, professor Neilton Ribeiro, fez uma explanação sobre a atividade financeira cooperativada, ressaltando o papel da instituição no desenvolvimento com abertura de várias agências na contramão da rede bancária convencional, que só visa lucro para o banqueiro, enquanto o sistema de cooperativa tem tudo a ver com o desenvolvimento local”, salientou.

 

Destacando a vocação para o campo do município, o técnico em agropecuária Jocélio Pedrosa, apresentou números importantes do setor e destacou que é necessária e imperiosa a presença dop poder público na manutenção das estradas, para escoar a produção, além de defender o apoio ao plantio e outras atividades rurais. Na mesma linha, o empresário Paulo Nei (Agropecuária Grumarim) defendeu que os governantes precisam dar vez e voz a quem produz, empreendendo várias atividades para atender as demandas de quem verdadeiramente contribui para a geração de empregos e tornando a sociedade mais justa.

 

Washington Luiz, da indústria de doces Chinezinha, revelou a dificuldade existente em relação à matéria prima, que “infelizmente é trazida boa parte de fora e é preciso gostar da atividade e do lugar para continuar lutando e mantendo o negócio, que produz para alguns estados, funcionando”. Também criticou a falta de apoio do poder público que vem de anos e cada vez piora mais. O também empresário Edvaldo Mendonça trouxe uma palavra de incentivo, destacando a necessidade de ser criativo, de acreditar no negócio e promover parcerias para sobreviver e crescer.

 

Márcio Aurélio Lessa (Leco), da Aguiar Perfuração de Poços, criticou duramente os atuais governantes pela falta de sensibilidade para com quem produz, principalmente em não ouvir as demandas, abandonar as estradas e só direcionar para arrecadação sem que haja contrapartida do que o arrecadado. Já a representante da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de São Fidélis, Nena Teófilo, ressaltou que as portas da instituição estão abertas aos empresários e enalteceu a iniciativa da realização do encontro.

 

O professor Renato Braga lembrou que São Fidélis precisa caminhar com uma visão de futuro e que o ensino profissionalizante é uma preocupação. Destacando a necessidade da presença do Sistema S (Senai, Sesc, Senac, etc), para os cursos de formação e aperfeiçoamento, pois só assim haverá a possibilidade de mão de obra qualificada e disponível no mercado, disse.

 

Por último, o empresário Jairo Aquino, um dos organizadores do evento e pré-candidato a prefeito de São Fidélis pelo Avante, destacou a falta de acompanhamento por parte  do município em relação a projetos dos governos estadual e federal. “Essa falta de interação com os órgãos de desenvolvimento das esferas maiores, fazem com que haja perda de oportunidade”, ressaltou. Aquino defendeu ainda a criação de Zonas Especiais de Negócios (Zen), destacando a geolocalização de São Fidélis. Por último criticou a inércia dos governantes atuais e antigos em relação à falta de atenção aos empresários, motivo pelo qual alguns já deixaram o município e se instalaram em outras praças.

 

Presenças

Apesar de não ter sido um encontro de cunho político eleitoral, o Forum contou com a participação de alguns protagonistas da política, como Gilberto Malafaia, pré-candidato a prefeito de São Fidélis, pelo Novo; Clodomir Crespo, pré-candidato a prefeito de Campos, pelo DC; ex-vereador Veiga Amaral; além de Nelson Ferreira, diretor da Via 5 Áudio e Vídeo (Rádio Via 5)

 

Outros encontros

Esse foi o primeiro evento e outros acontecerão, segundo informou Jairo Aquino. O Forum, que foi encerrado com um coquetel aos presentes, teve o apoio da Agropecuária Grumarim, Tv Real, Real Solar, Siccob Fluminense, Drogaria Matriz e SF Net.

Comentários