Jogos das Séries A e B do Brasileirão terão substituição extra em casos de concussão
13/04/2024 22:05 em Esportes

 

Responsabilidade de reconhecer os sintomas e indicar a mudança será dos médicos dos clubes

Por O Dia / Foto Joilson Marcone

Rio - A CBF anunciou na noite da última sexta-feira (12) que clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro terão direito a uma substituição extra caso seus jogadores sofram uma concussão. A responsabilidade de reconhecer os sintomas e indicar a mudança será dos médicos das equipes.

Os profissionais terão que apresentar um cartão vermelho ao árbitro para indicar que o jogador sofreu uma concussão. Além disso, os médicos deverão responder um questionário apontando os sintomas e o tratamento realizados.

"É uma vitória para nós. Estamos brigando por isso desde 2015. A adoção aconteceu após a reunião dos três departamentos responsáveis (Diretoria de Competições, Comissão Médica e Comissão de Arbitragem) e teve a aprovação do presidente Ednaldo. Acho que estamos dando um passo gigante para mostrar como a CBF preza pela proteção dos atletas", disse o médico Jorge Pagura, presidente da Comissão Médica e de Combate à Dopagem da CBF.

A medida tomada pela CBF se inspira na que será utilizada na Copa do Mundo Masculina de 2026 e na que já foi testada na Copa do Mundo Feminina de 2023.

COMENTÁRIOS