Flamengo vence e está na final da Champions League das Américas de Basquete
13/04/2024 22:01 em Esportes

Rubro-negro disputou cada bola até o último segundo da semifinal para derrotar o Halcones e decidir neste domingo domingo (14)

Por ge / Fotos Redrod. do X

Na final! Foi brigado, suado, difícil, mas o Flamengo impôs a superioridade de seu basquete sobre o Halcones de Xalapa, do México, e venceu a semifinal da Champions League das Américas de Basquete por 90 a 87 na noite deste sábado (13), no Estádio Ciudad, em Santiago del Estero, na Argentina. Com isso, a equipe rubro-negra garantiu seu lugar na grande decisão da competição continental, que acontece neste domingo, 14 de abril, às 22h10 (horário de Brasília), com transmissão do sportv2. O Flamengo vai enfrentar o vencedor da semifinal entre Hebraica Macabi, do Uruguai, e Quimsa, da Argentina, partida que começa às 22h10 deste sábado.

Gabriel Jaú marcou 14 pontos, pegou 12 rebotes, um duplo duplo, e foi eleito o melhor jogador da semifinal — Foto Reprod. X

O jogo

Campeão do torneio de 2020-2021, o time carioca está com sede de mais um título. Neste sábado, manteve-se à frente do marcador ao longo de todo o primeiro tempo, depois de abrir o placar com uma cesta do argentino Franco Balbi e ampliar para 4 a 0 com uma badeja de Gabriel Jaú. Daí em diante, o Flamengo foi dominante do início do primeiro quarto ao final do segundo, contando com um sólido trabalho de equipe tanto na defesa, a segunda melhor da competição, quanto no ataque, com destaque para a pontaria certeira de Gui Deodato.

O primeiro quarto ainda foi um pouco tímido, mas o Flamento venceu por 21 a 10, apoiado nas grandes atuações de Gui Deodato, Gabriel Jaú e Balbi. E seguiu abrindo no segundo quarto, encerrado com o placar marcando 47 a 30 para o time carioca.

No terceiro quarto, no entanto, o ala Jordan Glynn, da equipe adversária, chamou a responsabilidade e começou a enfileirar bolas de todos os tipos, inclusive de três. Zerado no primeiro tempo, Glynn fez 26 pontos no terceiro e no último quartos, numa atuação espetacular. Foi o cestinha da partida, seguido de pertinho por Gui Deodato, que terminou o jogo com 25 pontos.

O Halcones empatou pela primeira vez no jogo no meio do terceiro quarto, quando o placar registrou 59 a 59. Com uma bandeja nos primeiros segundos do último quarto, passou a frente, marcando 61 a 59, ampliando em seguida para 64 a 59. A pontaria de Gui, a raça de Balbi e a solidez de Jaú ancoraram a reação rubro-negra, mas as duas equipes se revezaram na liderança do placar durante todo o último quarto.

Eleito o melhor jogador da partida com 14 pontos e 12 rebotes, um duplo duplo, Gabriel Jaú levantou o time quando, com uma enterrada vigorosa, ajudou o Flamengo a abrir novamente cinco pontos no marcador, chegando a 87 a 82. Mas teve emoção até o finzinho: o time vencia por 90 a 84 quando, a dois segundos do final, Glynn acertou uma bola de três, encostando em 90 a 87. Tempo pedido, estratégias traçadas, as equipes voltaram para a quadra para dois segundos decisivos. Mas era tarde, o Halcones não conseguiu retomar a bola e o Flamengo se classificou para a final. Uma prova de fogo para os nervos da torcida e para a capacidade do time de se recuperar e mostrar sua força.

COMENTÁRIOS