Botafogo fecha contratação do técnico português Artur Jorge
Esportes
Publicado em 30/03/2024

Treinador de 52 anos é aguardado no Rio na próxima semana; Textor será julgado pelo STJD

Por O Dia / Foto AFP

Rio - O Botafogo, enfim, tem um novo técnico. Nesta sexta-feira (29), 37 dias após demitir Tiago Nunes, o clube carioca acertou a contratação do português Artur Jorge, que estava no Braga. A negociação foi sacramentada após reunião entre John Textor e representes da equipe portuguesa.

As conversas aconteciam desde a última segunda-feira (25), quando Textor desembarcou em Portugal. O empresário norte-americano decidiu repetir a estratégia do "olho no olho", utilizada também na contratação de Luiz Henrique, e conseguiu o acordo com Artur Jorge.

O contrato de Artur com o Braga iria até junho de 2025 e previa uma multa rescisória de 10 milhões de euros (R$ 53,9 milhões, na cotação atual). Porém, o time brasileiro não precisará desembolsar essa quantia, já que o treinador deixaria a equipe portuguesa de qualquer forma ao fim da temporada. Haverá uma pequena compensação financeira, ainda a ser negociada, mas nada que possa ser um entrave.

Artur Jorge é aguardado no Rio na próxima semana, mas Fábio Matias ainda comandará o Botafogo contra o Junior Barranquilla, na quarta-feira (3), pela Libertadores. Pelo acordo, o português ainda treinará o Braga contra o Portimonense, na segunda-feira (1), pelo Campeonato Português.

Artur está no comando do Braga desde 2022, após passar por diversas categorias de base do clube. Atualmente, o time é o quarto colocado no Campeonato Português, com 53 pontos. Neste ano, disputou a Liga dos Campeões e ficou em terceiro no grupo do Real Madrid. Na Liga Europa, foi eliminado pelo Qarabag na primeira fase mata-mata.

 STJD marca julgamento de Textor por declarações após jogo contra o Palmeiras

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJD), enfim, marcou a data do julgamento de John Textor, dono da SAF do Botafogo, pelas fortes declarações dadas após a derrota por 4 a 3 para o Palmeiras, em novembro de 2023, pelo Campeonato Brasileiro. A sessão acontecerá no dia 9 de abril, às 15h.

Na época, Textor ficou revoltado após o apito final e falou em "corrupção" no Brasileirão, além de atacar Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF. Ele chegou a receber suspensão preventiva de 35 dias e multa de R$ 25 mil, mas obteve efeito suspensivo. Agora, o o subprocurador geral do STJD, João Marcos Guimarães Siqueira, defende uma pena maior.

Neste ano, Textor foi ainda mais longe e afirmou ter provas de que há corrupção entre os árbitros do futebol brasileiro. O relator Mauro Marcelo de Lima e Silva chegou a pedir suspensão automática do empresário norte-americano, mas o Pleno não referendou.

Além de Textor, outros dois personagens do Botafogo envolvidos naquele jogo também serão julgados. Trata-se do zagueiro Adryelson, atualmente no Lyon, que teve expulsão polêmica na partida, e do vice-presidente social Vinícius Assumpção.

Comentários