Botafogo avança em conversas com técnico do Braga, de Portugal
Esportes
Publicado em 29/03/2024

Artur Jorge, de 52 anos, foi o nome escolhido por John Textor; Clube aguirada doação de terreno para construir CT

Por O Dia / Foto Divulgação

io - O Botafogo está próximo de acertar com um novo treinador. O Alvinegro tem conversas avançadas com o técnico Artur Jorge, do Braga, de Portugal, de acordo com informações do "ge". O treinador português, de 52 anos, foi o nome escolhido pelo empresário americano John Textor, dono majoritário da SAF do clube.

John Textor foi responsável por comandar as negociações. O empresário buscou um perfil de liderança e um treinador de conteúdo ofensivo. Artur Jorge está no comando do Braga, de Portugal, desde julho de 2022 e tem contrato até julho de 2025. O Alvinegro pagará a multa para contratar o treinador. Na atual temporada soma 45 jogos, 27 vitórias, sete empates e 11 derrotas.

Artur Jorge chegaria para o lugar de Tiago Nunes. Há um mês sem técnico, o Botafogo tem sido comandado pelo auxiliar permanente Fabio Matias. Em oito jogos, foram sete vitórias e um empate, incluindo as classificações contra Aurora, da Bolívia, e Bragantino, que garantiram a vaga na fase de grupos da Libertadores, além da vitória sobre o Boavista por 4 a 0, no jogo de ida da final da Taça Rio.

O auxiliar Fabio Matias ainda deve comandar a equipe nas estreias da Libertadores e Brasileirão, por conta do tempo hábil. O Botafogo estreia na competição continental na próxima quarta-feira (3), às 19h (de Brasília), contra o Junior Barranqulla, da Colômbia, no Nilton Santos.

 

O projeto do novo centro de treinamentos do Botafogo ainda segue no papel. O clube ainda aguarda a doação do terreno da Prefeitura do Rio de Janeiro e, por isso, não avançou. O presidente Durcesio Mello detalhou o andamento e revelou o desejo de conseguir uma área próxima ao Espaço Lonier.

"Estamos negociando um terreno, que ficaria junto do Lonier, que tem três gramados de alta qualidade, mas só treina o profissional lá. A ideia é conseguir um outro terreno para fazer essa integração. Profissional e base treinariam em um lugar, e sub-17 e base em outro", disse o presidente do clube ao "ge".

O Botafogo entende que existe a necessidade de formar jogadores, sem precisar desembolsar valores significativos em reforços. O Alvinegro planeja um espaço com nove campos, oito quadras de tênis, área recreativa, parte comercial e pista de atletismo. O projeto custará US$ 30 milhões (R$ 146 milhões).

"É importantíssimo para o futuro do clube. Sem uma base, o Botafogo sempre será um time comprador. Para um modelo da SAF, é preciso ter o modelo de jogadores formados para gerar receita. Não tem como a gente ficar só com aquisição de jogadores", afirmou Durcesio.

Ao todo, o espaço do projeto do Botafogo seria de um lote de 296 mil m². A área superaria a Cidade do Galo, do Atlético-MG, que atualmente é o maior centro de treinamento do país, com 245 mil m². Além disso, seria um dos dez maiores da América Latina.

Comentários