Texto Mariane Pessanha /Foto Jiu Jitsu For Good
O dia 23 de março de 2024 vai ficar marcado para sempre na vida do ex-aluno da Escola Municipal Doutor Luiz Sobral, Inari Machado Azevedo Arraiol, 15 anos. Neste sábado (23) ele vai participar do Pan- Americano de Jiu-Jitsu na cidade de Orlando, nos Estados Unidos. A partir das 12h30 ele vai competir em quatros lutas e se vencer todas é o campeão da competição. Para Inari, a luta mais difícil vai ser contra o campeão europeu Fernando Paiva. No entanto, ele está confiante, treinando intensamente e disse que vai ser campeão. A competição faz parte da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), que é a maior Federação do mundo. O atleta conseguiu viajar graças ao patrocínio do projeto Jiu Jitsu For Good, que tem uma parceria com o projeto Caneca, do qual ele faz parte.
“Estou vivendo um sonho. Para começar nunca tinha viajado de avião, está sendo tudo muito novo para mim. Estou aproveitando a oportunidade e me dedicando muito aos treinos, quero muito vencer e trazer medalhas para o Brasil. E eu quero que outras crianças possam ter essa chance que eu estou tendo, por isso, junto com meu treinador, o Maycon Caneca, quero ser auxiliar nas aulas e ensinar outros atletas a lutar Jiu Jitsu. Através desse projeto, espero tirar outras crianças da rua e mostrar que existe um mundo cheio de oportunidades para eles. Que possam viver o que estou experimentando neste momento”, conta Inari.
Até o ano passado, o atleta estudava na Escola Municipal Doutor Luiz Sobral e, para realizar o sonho de viajar para os Estados Unidos e participar da competição, estava vendendo balas nos semáforos da cidade. Com apenas 15 anos ele coleciona vitórias. Foi duas vezes campeão estadual 2020 Espírito Santo; Campeão estadual 2021, em Vitória, no Espírito Santo; Campeão da primeira Copa Kids em Campos dos Goytacazes. Ano passado, foi campeão Kings of jiu-jitsu, em Campos; terceiro lugar em Guarapari; vice-campeão brasileiro em Barueri, em São Paulo, e vice-campeão kids internacional, no Rio de Janeiro.
O interesse pelo esporte surgiu quando brincava na rua e via os amigos chegando com medalhas no final de semana. E, como havia um projeto social perto da casa dele, resolveu entrar e acabou se apaixonando pelo Jiu Jitsu. Com 2 meses de treino participou do primeiro campeonato e ganhou! Agora, é aguardar o resultado desse sábado e incluir mais uma medalha em sua coleção.