Melhorias incluem cerca de 290 km de rede de água e esgoto; obras iniciam simultaneamente em pelo menos sete municípios no próximo mês
Por Assessoria Rio+ Saneamento
Com o compromisso de oferecer acesso à água tratada e com qualidade à população dos 18 municípios fluminenses que integram sua área de atendimento, incluindo 24 bairros da capital, a Rio+Saneamento anuncia, no Dia Mundial da Água, investimento na casa dos R$ 300 milhões em 2024. Para garantir a execução de cerca de 290 km de obras de extensão e substituição de redes de água e esgoto até o final do ano, a concessionária destinará mais de R$ 100 milhões — as intervenções beneficiarão mais de 100 mil pessoas.
Após fase de planejamento, sete cidades recebem, já a partir do próximo mês, importantes intervenções no saneamento. Os trabalhos, considerando somente aqueles voltados à melhoria de redes de água, correspondem a mais de 230 km e levarão água tratada em maior volume e regularidade à população. As obras ocorrem em bairros da Área de Planejamento 5 (AP5) da Zona Oeste carioca e nos municípios de Itaguaí, Seropédica e Paracambi, na Região Metropolitana; Vassouras, no Sul Fluminense; Rio das Ostras, na Região dos Lagos; e Carmo, na Região Serrana.
Na capital, serão mais de 116 km de rede de água implementados ou substituídos até o final do ano. Em Itaguaí e Seropédica, os números chegam a 35 e 33 km, respectivamente.
“A concessionária dá um importante passo na execução de intervenções necessárias e que irão impactar diretamente na qualidade de vida das pessoas. Ao todo serão 236 km de extensão e substituição de rede de água. Teremos muitos outros investimentos para que os municípios onde atuamos se desenvolvam cada vez mais no que se refere ao saneamento básico”, afirma Leonardo Righetto, presidente da Rio+Saneamento.
Investimentos incluem rede de esgoto
Os investimentos da concessionária neste ano contemplam mais de 50 km de rede de esgoto. A forte atuação no segmento contribui para o desenvolvimento das cidades em direção à sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, impactando na melhoria da saúde pública.
“Trata-se de projetos relevantes e capazes de gerar mudanças quase imediatas na fauna e flora locais, com a devolução do efluente à natureza dentro dos padrões ambientais estabelecidos em portaria. Estas ações alavancam o cronograma de cumprimento da meta de universalização do saneamento básico, estabelecido no Marco do Saneamento, um compromisso assumido pela Rio+Saneamento”, completa Righetto.
Dados do último Censo realizado em 2022 mostraram que 49 milhões de pessoas ainda vivem em residências sem descarte adequado de esgoto no Brasil e seis milhões sem abastecimento de água adequado, o que eleva o risco de contaminação por doenças transmitidas por veiculação hídrica e propicia a propagação de outras enfermidades.
Para mudar esse cenário, as equipes da concessionária atuam com afinco desde o início das operações, em agosto de 2022. Dezenas de localidades já passaram a usufruir do serviço de abastecimento de água tratada, como o bairro Alto do Caxanga, em Carapebus, no Norte Fluminense, onde mora a vendedora Alessandra dos Santos. Ela conta que por 20 anos não teve acesso à água encanada, o que mudou com a chegada da Rio+.
“Eu tinha dificuldade e tentava muito resolver o problema da minha rua, mas não conseguia. Pode parecer algo simples, mas quem não tem água, passa por dificuldades, tem que reservar água da chuva ou pedir a um vizinho. Hoje tenho água na minha caixa e isso muda muito a vida da gente", conclui Alessandra.