Ministra do TSE determina cassação de três vereadores em Campos
21/03/2024 10:58 em Eleições 2024

Decisão tardia foi da ministra Isabel Galloti do TSE

Por Arnaldo Garcia

A quinta-feira em Campos, principal município do Norte Fluminense, é de grande rebuliço e expectativa. Afinal não é todo dia que se depara com a notícia de cassação de seis vereadores, principalmente em período que antecede à campanha para os cargos de prefeito e vereador. Depois de três anos de tramitação na Justiça Eleitoral, esta decidiu pela perda de mandato de seis vereadores, potenciais candidatos à reeleição. A cota de gênero é o fato motivador para decisão proferida, nesta quarta-feira(20), que tomou a todos de surpresa e promete agitar o cenário político, faltando sete meses para o pleito de outubro.

A deciosão da ministra Isabel Galloti determuina a perda de mandato dos vereadores Nildo Cardoso, Bruno Vianna, Maycon Cruz, Pastor Marcos Elias, Marcione da Farmácia e Rogério Matoso. Três da base de sutentação do governo Wladimir Garotinho e três da oposição.

A cota de gênero determina que 30% dos candidatos ao Legislativo sejam do sexo feminino. Por ser uma determinação nova, na época (2022) houve várias tentativas de ignorar a lei, como foi o caso do vizinho município de São Fidelis, que há quase dois anos viu o terceiro mandato do vereador John de Efinho ser cassado, por não terem as suas colegas de nominata votos suficientes para legitimar as suas candidaturas.

Da decisão não cabe mais recurso e a detreminação da minustra Isabel Galloti, do TSE, é de que os suplentes sejam empossados imediatamente.

COMENTÁRIOS