Por Secom SJB
O projeto Jovem em Ação reuniu jovens de todos os distritos do município na tarde de quinta-feira, 14, no Palácio Cultural Carlos Martins. A operacionalização ficará sob a responsabilidade da Coordenação de Juventude e Políticas Públicas da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. O objetivo é discutir políticas públicas para a juventude em todos os distritos. A princípio, 50 jovens estão inseridos no projeto de forma voluntária.
O coordenador municipal de Juventude e Políticas Públicas, Diogo Pessanha, relatou que o projeto será desenvolvido de forma itinerante pelo município. “Vamos promover diversos encontros nas comunidades para identificar as demandas de melhoria da qualidade de vida dos jovens e, ao término de cada reunião, emitiremos um relatório para ser encaminhado às secretarias municipais pertinentes”, explicou Diogo.
– Neste primeiro encontro os jovens puderam se conhecer melhor, expressar suas ideias e articular o plano de ação pelas localidades. Além disso, foi discutida, também, a reativação do Conselho Municipal de Juventude e houve a apresentação da Lei publicada recentemente pela Prefeitura para restituir o referido Conselho e distribuição de uma cartilha do Estatuto da Juventude – detalhou o coordenador de Juventude.
Os jovens que integram o projeto são engajados em projetos sociais, esportistas, ligados à cultura e à educação, estudantes universitários e do ensino regular, empreendedores, profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho, atuantes da linha de frente por melhorias nas suas comunidades, entre outros.
A estudante do 3º ano do ensino médio Lorena Carla de Almeida Silva, 17 anos, que reside na localidade de Campo de Areia, é uma das voluntárias do projeto. “Como moro numa área afastada do Centro, sempre tive essa carência de estar mais perto da juventude e de ter voz ativa, de estar me envolvendo e almejando melhorias para juventude. E hoje não só eu como outros jovens estamos tendo a chance de lutarmos juntos por aquilo que acreditamos, por uma sociedade que proporcione mais espaço e oportunidade não só para os jovens, mas para todos”, declarou Lorena.