Goytacaz não renuncia à licença pedida e é rebaixado para 4ª Divisão
Esportes
Publicado em 15/03/2024

Federação divulgou Nota Oficial com as bases do Ato

Por Yan Tavares *

 

O Goytacaz Futebol Clube está fora do futebol profissional em 2024. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) confirmou, na tarde desta sexta-feira (15), o licenciamento do clube. Por consequência, o Alvianil da Rua do Gás sofre um rebaixamento automático e se decidir voltar ao esporte em 2025, terá que disputar a Série B2 – 4ª divisão estadual.

O Goyta comunicou oficialmente à Ferj a sua decisão de se licenciar na semana passada. A entidade que comanda o futebol do RJ deu dois prazos para que a agremiação repensasse. Eles se esgotaram. Agora, o torcedor alvianil tem a confirmação oficial de que não verá o seu time jogar profissionalmente nesta temporada.

Mais que isso, o licenciamento tem consequências. São elas a queda de divisão e a perda dos direitos estatutários. O mandato da atual diretoria se encerra neste ano. Se não reeleger, o presidente Reinaldo Ribeiro Filho deixará o clube onde encontrou: na 4ª divisão estadual.

A resolução da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, assinada pelo presidente Rubens Lopes, indica que o Goytacaz deve voltar ao futebol obrigatoriamente em 2025, com sua situação totalmente regularizada, mediante determinações que serão fixadas em janeiro.

O documento traz a linha do tempo, expondo que o clube enviou um ofício à federação no último dia 4, comunicando a sua intenção de se licenciar. Na data seguinte, o Departamento jurídico da Ferj responde ao público, apresentando as consequências que o afastamento teria e dando prazo de três dias para que fosse tomada uma decisão definitiva.

A diretoria do Alvianil não respondeu. Então, em 11 de março, o jurídico da federação concedeu mais três dias como prazo final para que o clube se pronunciasse, enfatizando que se permanecesse o silêncio, seria confirmada a licença.

Com dois prazos esgotados sem sequer responder à Ferj, o Goytacaz teve o seu licenciamento sacramentado e sofreu o rebaixamento automático.

Nota da Ferj:

 

* Matéria atualizada às 17h15

Comentários