Presidente da Alerj celebra o Dia Internacional da Mulher com as deputadas da Casa
Geral
Publicado em 08/03/2024

Por Ascom Alerj / Foto Erick Quintanilha

No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (08/03), o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar (União), recebeu as parlamentares que representam as mulheres na política estadual para um almoço no Palácio Tiradentes. O encontro celebra a importância das deputadas para a sociedade fluminense e o trabalho delas no Parlamento, que tem a maior bancada feminina da sua história.

Participaram do almoço as deputadas Tia Ju (REP), Carla Machado (PT), Célia Jordão (PL), Dani Balbi (PCdoB), Dani Monteiro (PSol), Elika Takimoto (PT), Giselle Monteiro (PL), Índia Armelau (PL), Lucinha (PSD), Martha Rocha (PDT) e Renata Souza (PSol).

O crescimento do protagonismo feminino é destaque na atual Legislatura da Alerj, que tem 15 mulheres eleitas. As deputadas representam 21,4% do total de parlamentares e são responsáveis por trazer mais inclusão para o Parlamento.

Ao receber as parlamentares, Bacellar afirmou que tem orgulho de presidir a Alerj em um momento histórico onde as mulheres ganham mais voz na política do estado e do país. “Mesmo com posições ideológicas diferentes, sempre conseguimos manter o respeito e o diálogo e, por isso, não poderia deixar esta data passar em branco. Enquanto eu estiver na presidência da Alerj, vocês poderão contar comigo e eu também conto com vocês para me ensinar porque eu aprendo com as mulheres todos os dias”, declarou o presidente.

Nesta Legislatura, as mulheres não ganharam apenas mais votos da população, mas também tiveram mais espaço nas posições de liderança dentro da Assembleia. Elas são maioria na linha sucessória da Mesa Diretora, tendo Tia Ju, Zeidan (PT) e Célia Jordão como segunda, terceira e quarta vice-presidentes da Alerj, respectivamente. A Mesa Diretora também tem em sua composição as deputadas Franciane Motta (União), que é a terceira secretária, e Índia Armelau, que ocupa o posto de vogal.

Segundo Tia Ju, é fundamental celebrar a data que reconhece o papel feminino na sociedade, mas também é preciso destacar que as mulheres são valorizadas no cotidiano da Assembleia. “A bancada feminina está se vendo representada nas decisões da Casa porque a presidência sempre dialoga com a gente. As propostas das deputadas têm sido acatadas pelo presidente e é muito simbólico e representativo fazer parte da Mesa Diretora”, contou a parlamentar.

A bancada feminina tem conquistado diversos avanços para as mulheres do estado, entre eles está a Sala Lilás, inaugurada em 8 de março do ano passado. O espaço, que fica na sede do Legislativo, atende a vítimas de violência doméstica e deu acolhimento a mais de 70 mulheres só nos primeiros 100 dias de funcionamento. Conduzida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, que tem na sua presidência a deputada Renata Souza, a sala funciona como um setor de atendimento psicológico e jurídico voltado às cidadãs fluminenses.

Martha Rocha destacou que apesar de serem filiadas a diferentes partidos e seguirem posições ideológicas distintas, as deputadas estão unidas para trazer boas propostas ao Parlamento: “Quem depositou seu voto em uma mulher pode ter certeza de que seguimos juntas trabalhando para defender os direitos femininos”.

 

 

Homenagem também às servidoras

As servidoras da Alerj também foram homenageadas no Dia da Mulher. Elas foram recebidas com botões de rosas em todas as portarias do Edifício Lúcio Costa e do Palácio Tiradentes, a sede histórica da Casa. A pedido do presidente Rodrigo Bacellar, foram distribuídas cerca de mil flores em agradecimento aos serviços prestados pelas mulheres que contribuem diariamente para o funcionamento do Parlamento fluminense.

De acordo com a responsável pela condução da Subdiretoria Geral de Assuntos de Cerimonial da Assembleia, Alinny Araújo, que organizou a entrega das rosas, o objetivo da ação é reconhecer e homenagear o trabalho de excelência que as servidoras entregam: “Queremos realmente parabenizar e ter um gesto de amor e carinho com as funcionárias no dia de hoje”.

Ao chegar à Alerj, a deputada Renata Souza recebeu um botão de rosa e destacou que o gesto é um ato simbólico importante para o reconhecimento da luta das mulheres por igualdade. “Sabemos também que não temos apenas entrega de flores, somos uma Casa legislativa que continua trabalhando para criar políticas públicas que resguardem os direitos femininos”, disse a parlamentar.

A assessora Valdemira Silva, que trabalha no gabinete do deputado Marcelo Dino (União), afirmou que a ação é uma maneira de demonstrar a importância feminina no Parlamento. “Todos os dias são das mulheres e nos homenagear é uma atitude nobre de reconhecimento do nosso valor na sociedade e, em especial, dentro da política”, declarou.

Já a servidora do Departamento de Comissões Permanentes Maria Teresa Salles destacou que a ação é um gesto de valorização das servidoras: “Nós, mulheres, chegamos hoje na Alerj e percebemos mais uma vez que estamos sendo vistas e que somos importantes para a Casa

Comentários