Campos: Artesãos de Campos expõem na Praça do Santíssimo Salvador até 10 de março
Economia, Negócios e Desenvolvimento
Publicado em 01/03/2024

A mostra acontece em conjunto com a exposição itinerante “Meu Lugar”, do Museu de Arte do Rio

Por Secom Campos / Foto César Ferreira

Tem costura criativa, bordado, biscuit, bonecas de tecido e muitos outros produtos para presentear os amigos ou decorar sua casa. Tem também muitas oportunidades de geração de renda. Até o dia 10 de março, diversos artesãos e artesãs de Campos expõem seus trabalhos na Praça do Santíssimo Salvador. No local, também está acontecendo a exposição itinerante “Meu Lugar”, realizada pelo Museu de Arte do Rio (MAR), com patrocínio da Enel Distribuição.

Artesã há mais de 50 anos, Maria da Penha Ângelo Manhães está expondo seus trabalhos em fuxico, tricô e renda irlandesa. “Artesanato, para mim, é minha alma. Quando vendo um sapatinho, é como se eu tivesse vendido um carro. Porque eu sei que fui eu que criei e fiz esse dinheiro”, conta a artesã de 82 anos.Na barraca ao lado, Jane Nunes de Moraes Salve vende seus bonecos em amigurumi, uma técnica japonesa que cria “amiguinhos” de crochê. Muitos deles promovem a inclusão — foram confeccionados para que os pais possam trabalhar a temática com seus filhos. Tem, por exemplo, a menininha com Down. “A visibilidade dos produtos neste espaço é muito boa. Aqui na praça temos um fluxo de pessoas de vários lugares”, diz.

Com mais de 20 anos de trabalho, Auda Cruz Rangel enxerga no artesanato uma terapia, além da fonte de renda. “Isso me distrai, sem trabalho a gente adoece”. Em sua barraca, ela vende peças em crochê, bordado e ponto de cruz. Auda expõe com orgulho uma toalha de prato com a Catedral Diocesana bordada.

“A exposição está sendo uma ótima oportunidade para dar mais visibilidade ao artesanato local, que é reconhecido pela sua excelência. E o resultado tem sido excelente”, comenta Kátia Souto, assessora da Diretoria de Economia Solidária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico

Criada em 2021 pelo governo Wladimir Garotinho, a Diretoria de Economia Solidária oferece apoio aos artesãos e artesãs de Campos de diversas maneiras, como cursos de capacitação, espaço para exposição dos trabalhos em Campos e outras cidades e emissão da Carteira do Artesão, que garante diversas facilidades a quem trabalha com artesanato. Em três anos, a diretoria formou uma rede que já conta com a participação de mais de 500 profissionais.

Horário da exposição

Segunda a sexta-feira — das 10h às 17h

Sábados e domingos — das 11h às 19h

Comentários