Prefeito se defendeu das acusações de desvio de recursos e afirmou ter dispinibilizado seu sigilo telefônico e bancário à justiça
Por Arnaldo Garcia/ Foto Imagem da Tv J3 News
Uma grande rede de intrigas. Assim pode ser considerado o imbróglio em que foi envolvido o prefeito de São Fídelis, Amarildo Alcântara, baseando-se nas suas afirmações à reporter da Tv e Jornal J3 News, Taysa Assis, nesta segunda-feira (26). Na entrevista, o alcaide fidelense foi firme nas suas posições e reivindicou uma apuração firme encima dos fatos alegados e dos três réus confessos de desvio de recursos da Prefeitura de São Fidélis, destinado ao Fundo de Previdência Municipai, o "Fundão".
A seguir, a íntegra da entrevista exclusiva da repórter Taysa Assis, da J3 News, com o prefeito Amarildo Alcântara:
O prefeito de São Fidélis Amarildo Alcântara (SD) conversou, nesta segunda-feira (26), com o J3News sobre a CPI da Câmara Municipal criada para investigar um suposto esquema de corrupção no Fundo de Previdência dos Servidores Municipais. Ele garante que não tem participação no crime confessado por três funcionários municipais que, só em 2023, resultou em um rombo de R$ 1 milhão. O prefeito garantiu que o pagamento de aposentados e pensionistas não será afetado e afirmou que colocou suas contas bancárias e dados de comunicação à disposição da Câmara e da Justiça.
Em novembro de 2023, a Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão no Fundo, durante o qual membros da CPI identificaram comprovantes bancários supostamente fraudados. Em janeiro deste ano, a CPI convocou familiares do prefeito, incluindo a primeira-dama do município, Lia Márcia Alcântara, para depor na Câmara. A Câmara Municipal de São Fidélis aprovou por unanimidade, em 7 de fevereiro deste ano, a solicitação para a abertura de uma Comissão Processante que pode resultar na cassação do mandato do prefeito Amarildo Alcântara.
J3News: Como que o senhor descobriu que o seu nome estava envolvido nesse crime?
Amarildo Alcântara: Isso começou lá para setembro do ano passado. Foi uma busca da Câmara de Vereadores para fiscalizar alguns contratos de licitações, contratos superfaturados que poderiam existir no Fundo, que não sabiam, estavam procurando se tinha alguma irregularidade. Mas através daquilo ali, eles descobriram uma outra coisa, foi um desvio de recursos do Fundo de Previdência. Quer dizer, dali para cá se tornou obrigado a abrir uma CPI. Essa CPI, eles começaram em dezembro, e dali começaram a achar o desvio absurdo do Fundo de Previdência. Acharam um comprovante, esse comprovante estava em nome de uma das servidoras, que era Celciane. Dali começou a aparecer depósitos na conta de Celciane, de Sandra Rogéria, e de Célis. Eles procuravam um advogado, foram depor na CPI, claro que eles tinham que depor. Lá eles tentaram jogar a culpa tudo para cima da família de Amarildo, em cima de mim, no caso, que eu sou o alvo deles. A minha família já foi na CPI, depor, já explicou, já mostrou documento, inclusive nós estamos deixando a nossa vida à disposição do MP e da CPI para investigar nossas contas, sigilo bancário. A gente não está escondendo nada de ninguém, a gente só quer mostrar a verdade para a população. Enquanto a verdade não chega, a mentira vai prevalecendo. E a gente tem certeza, anda de cabeça erguida na rua, eu não tenho medo de andar na rua. Eu e minha família, a gente está à disposição da justiça, pode fazer as buscas que quiser nas nossas contas, na nossa conta bancária. Inclusive eles falaram que pagaram o boleto bancário para a gente. Esse boleto é fácil de descobrir, que fica registrado no banco. Se eu pago um boleto seu, no banco ele está registrado, porque eu paguei o titular do boleto, quem pagou sabe tudo. Mas é por aí. A gente está sofrendo uma injustiça muito grande através desses três servidores, que são irresponsáveis. A verdade vai vir à tona. Isso você pode ficar tranquilo, que eu estou andando de cabeça erguida, ao contrário dessas pessoas, que eles não se encontram na cidade, não andam na cidade. Eu queria ver eles andarem na cidade igual eu ando, que isso não está acontecendo. É por aí que a gente tem que descobrir quem está errado e quem está certo. Quem está certo não foge. Você pode ter certeza. Se eu tenho certeza que estou certo, eu não vou sair do lugar que eu estou, não. Agora quem foge tem culpa no cartório.
J3News: Essa fraude foi descoberta de dinheiro sendo desviado desse Fundo e quem sofre com isso são os servidores. Há alguma possibilidade desses servidores não receberem?
Amarildo Alcântara: Não, os servidores, os aposentados, enquanto estiver na cadeira de prefeito eles não vão ficar sem receber. Isso é garantia minha, palavra minha. Eles sabem que vão receber. Até porque esse recurso não foi desviado do Fundo. Esse foi o oriundo do recolhimento de imposto de renda, que esse imposto de renda é depositado numa conta da Prefeitura. Esse dinheiro foi roubado da Prefeitura. Quer dizer, o fundo já estava com a situação muito precária lá de trás, porque ia falir mesmo. O Fundo já estava com a vida útil dele muito precária. Até porque eu entrei em 2017 e quando em 2017, eu fui descobrir que os dois ex-gestores não pagaram o fundo. Eu consegui fazer o reparcelamento e pago a parte deles e pago as minhas obrigações em dia, sempre paguei, nunca deixei de pagar e todo mundo sabe disso, isso tem documento para comprovar. Quer dizer, eu paguei a minha parte e agora estou me deparando com uma situação dessa. O único que pagou o Fundo fui eu e essas irresponsáveis, essas meninas queriam jogar uma culpa em cima de mim que eu não tenho, tenho certeza que não tenho, portanto, estou deixando a minha vida à disposição, minhas contas, as contas da minha família toda para quebrar a sigilo e fazer o que quiser, mas os culpados têm que pagar.
J3News: Os três funcionários que já confessaram na CPI que foram eles que pegaram o dinheiro, o que faziam dentro da Previdência? Que tipo de serviço elas prestavam para o Fundo?
Amarildo Alcântara: Começou com um contador, uma tesoureira e a Presidente do Fundo. Quer dizer, eles emprestavam a conta delas para depositar esse dinheiro e lá na CPI, elas depondo, elas falaram que eles depositavam, sacavam e entregavam para alguém da minha família. Quer dizer, se eu não tenho participação no lucro, eu não vou ter nenhum prejuízo. Quer dizer, não ficava nem um centavo na conta. Elas devem gostar muito de mim para emprestar a conta delas, para elas se ferrar (sic) na justiça para me ajudar. Mas isso aí vai vir à tona, a justiça vai descobrir toda a verdade, que a verdade aparece e a injustiça não vai ficar impune, vai descobrir. Elas sabem o que elas fizeram, elas sabem que elas estão erradas, aí começaram a inventar moda de código, porque uma delas, meu filho frisa, bem, é bajuladora, que ela gosta de ficar perto de quem tem poder. E a minha esposa e minha nora, acreditando que podia ser uma amizade fiel. Eu tinha amizade com ela mesmo, às vezes ia na casa dela quando eles faziam aniversário. Lá em casa, ela não é de… às vezes até me chamava e não ia, que eu não gosto de participar dessas coisas. Mas ela fingia muito ser amiga da minha família e depois ficou juntando um trecho de conversa de whatsapp lá de trás, de quando a minha nora, que na época estava desempregada vendia alguma coisa, ela vendia. Começou a juntar trechos de conversa, maquiar e fabricar umas frases, cortava a parte que interessava a elas para poder incriminar a nossa família. Mas é tudo mentira e a justiça vai descobrir tudo. Eu estou de cabeça erguida, a gente vai provar para a justiça quem é o culpado e quem é o culpado vai pagar. Com certeza, o que elas adquiriram através desse recurso, isso aí vai ser bloqueado pela justiça e elas vão ter que se virar e pagar o dinheiro devidamente, o valor que elas pegaram da prefeitura. Elas não devem ao Fundo, devem a prefeitura.
J3News: Tem mais de um ano que essas pessoas, segundo o senhor, que elas estão roubando. O senhor acredita que esse valor chegue a quanto hoje em dia?
Amarildo Alcântara: Olha, a única certeza que eu tenho é que 2023 já chegou os relatórios, que a gente botou o nosso pessoal da contabilidade dentro do fundo para levantar esses valores. Só em 2023 foi um milhão, um milhão e uns quebradinhos. Mas essa prática continuada está vindo desde 2018, que a gente tem certeza, tá? Que o banco ainda não forneceu todos os documentos que a gente pediu, que foi lá de trás. A gente está pedindo documento de 20 anos atrás, desde quando esse Célis trabalha do Fundo de Previdência de São Fidélis. Ele entrou em 2004, 2006, alguma coisa por aí, porque… E ele continuou, porque quando eu entrei em 2017, para mim, tinha um pessoal lá, era honesto. Aí, se não entrar letreiro na testa que são desonestos. E aconteceu esse tipo de coisa. Aí, conseguiu enganar o Tribunal de Conta, a Prefeitura, que eles mandaram o relatório todo maquiado. Eles foram coisa de profissionais burros, que quem rouba não é inteligente, é burro. Mas eles foram profissionais burros, que maquiaram a prestação de conta, conseguia chegar o relatório todo certinho na Prefeitura. Mas o dinheiro ia para a conta deles, não ia para a conta da prefeitura. Esse foi o rombo que eles fizeram, mas eu acredito que o rombo é muito maior, mas a gente vai descobrir todo o tamanho do montante, o rombo que eles fizeram, porque a gente está esperando ainda relatórios do banco com extrato, inclusive extrato de gasto deles, porque se eu deposito o dinheiro na minha conta para entregar a um a terceiro, eu tenho que lá sacar o dinheiro e entregar. Agora eu quero ver os gastos deles, como que foi o gasto desse dinheiro. Com certeza a verdade vai vir à tona.
J3News: De qual forma a prefeitura daqui de São Fidelis está tentando recuperar esse valor?
Amarildo Alcântara: Olha, esse valor só vai recuperar na justiça, porque agora a gente tem que levantar os valores para poder bloquear os bens deles, porque você não pode bloquear os bens das pessoas sem ter o valor. Se você bloquear um valor a mais do que eles apanharam, você vai começar a cometer erro. Então a gente tem que levantar todos os valores que eles pegaram do fundo para poder tentar pegar esse valor através da justiça. Com certeza isso vai acontecer que a gente não vai parar por aí, a gente vai até o final, mas tem que descobrir a verdade e esse dinheiro se tornar para a prefeitura.
J3News: O senhor acredita que chama a atenção a velocidade que essa comissão processante tem atuado?
Amarildo Alcântara: Eu acho que eles foram muito rápido, porque também foi pedido, eles estavam de recesso, aí quando voltou o advogado dela já tinha pedido, aí quando vota na primeira sessão tem que votar, não tem jeito. Aí aconteceu, mas isso a gente vai, a gente está com o nosso advogado também trabalhando, e aí é importante a gente provar que a gente não tem culpa nem nada. A minha maior preocupação é provar isso, que os errados têm que pagar. Agora a questão da Comissão Processante, coisa que a gente vai dividir lá com o nosso advogado, nosso trabalho e ele está trabalhando em cima disso.
J3News: Para a gente finalizar e encerrar essa entrevista, o senhor gostaria de falar alguma coisa para a população daqui de São Fidélis?
Amarildo Alcântara: Sim, eu quero só passar para a população em geral, porque o que essas meninas fizeram foi um ato irresponsável covarde, porque eles não roubaram dinheiro da prefeitura, roubaram do município, a gente fica engessado. Às vezes, o nosso recurso já é precário, elas não vão tirar o recurso da prefeitura, que volto a dizer, não tiraram do Fundo de Previdência. Os aposentados vão ficar tranquilos, que eu vou pagar, os vencimentos deles vão ser em dia, vai ser essa semana mesmo eu já estou pagando esse mês, que eu já peguei a folha do Fundo, deve estar caindo a conta deles amanhã, se eu não me engano, porque já está tudo certo e não vai faltar o dinheiro para pagar eles, isso pode ter certeza. E esse dinheiro que eles desviaram do fundo, irresponsavelmente eles vão ter que devolver esse dinheiro à prefeitura. Isso pode ficar tranquilo e eu só quero passar para a população, porque às vezes tem esse pessoal que é contra a gente, que não gosta da gente, aí fica nas redes sociais fazendo piadinha, botando a imagem da família da gente. Isso não é legal, eu não faço com ninguém, mas a hora que a verdade chegar, eu acredito que esse pessoal vai mudar o pensamento deles, que o meu é tranquilo. Quem tem que falar por mim sou eu. Minha consciência está limpa, não tenho nada, minha família também. Eu só quero a justiça, quero que a verdade prevaleça.