PF também saiu para cumprir mandados no interior do RJ.
Por g1 Rio e GloboNews
O deputado Carlos Jordy, em foto de 2020 — Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados
O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) é um dos alvos de buscas da nova fase da operação Lesa Pátria, deflagrada nesta quinta-feira (18).
Segundo a divulgação oficial da Polícia Federal, há oito mandados sendo cumpridos no Rio de Janeiro e dois no Distrito Federal.
O blog apurou que Jordy está entre os alvos, e que os investigadores identificaram mensagens trocadas entre o parlamentar e golpistas que praticavam atos contra a democracia entre 2022 e 2023.
Nas mensagens, haveria inclusive orientações dadas pelo deputado aos golpistas.
Pela manhã, equipes da PF fizeram buscas no edifício-sede da Câmara, no anexo onde ficam os gabinetes. Os policiais chegaram a cogitar a abertura forçada do gabinete, mas a medida não foi necessária.
Até o momento, a polícia não divulgou os dados de nenhum alvo.
Segundo a PF, o objetivo desta fase — a 24ª desde o início da Lesa Pátria — é identificar os "mentores intelectuais, financiadores e incitadores" dos atos antidemocráticos ocorridos entre outubro de 2022 e janeiro de 2023.
Nesse período, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro inconformados com a vitória eleitoral e a posse do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva bloquearam rodovias, ocuparam portas de quartéis e, em 8 de janeiro de 2023, depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília.