Campos: Donana, Santo Amaro e “Os Crias” são campeões da Copinha Gercy Monteiro
Esportes
Publicado em 13/12/2023

Com presença do gremista Nathan Fernandes, finais foram um sucesso

 

Por Arnaldo Garcia / Fotos Divulgação

 

Uma manhã festiva que mostrou a dinâmica dessa indústria que não para chamada futebol. O Estádio Aldemir Gonçalves foi palco na manhã do último domingo (10) de uma verdadeira festa do futebol, e não poderia ser de maneira diferente. Local de reuniões de famílias e amigos, o Campo do Donana, que é também palco do projeto Movimento e Vida e Escolinha de Futebol, viu a sua meninada do projeto comandado pelo professor Roger Rocha conquistar o seu primeiro troféu de campeão, título também conquistado pelo Santo Amaro e pelos novatos “Os Crias”.

 

A Copa Gercy Monteiro é uma criação do árbitro Alex Gomes, em homenagem ao saudoso grande desportista da Baixada Campista, e estará na sua quarta edição, a partir de março do ano que vem. Mas, para não deixar os meninos ociosos, já na chegada das férias de final de ano, resolveu organizar a I Copinha Gercy Monteiro, em três categorias: Sub-13/15/17. E as três finais foram realizadas em Donana.

 

Na primeira partida, pela categoria Sub-15, Santo Amaro e Americano fizeram um jogo bastante equilibrado, mas a equipe da Baixada Campista saiu vencedora, com um gol de pênalti aos 25 minutos do tempo final. O capitão Kailan foi o autor da cobrança, no limite do final do jogo, de vez que cada tempo teve 25 minutos.

 

Na segunda partida, pela categoria Sub-13, o JC Sports, importante projeto de base de São Francisco de Itabapoana, saiu na frente logo aos 4 minutos, através do menino Vitor Hugo, um dos melhores em campo. O Donana empatou com o volante Pablo, aos 16 minutos, fazendo um golaço, ao acertar o ângulo esquerdo do goleiro Joelias. Mas, o mesmo Vitor Hugo colocou o JC Sports em nova vantagem marcando de letra, após um cruzamento da direita, aos 24, outro grande gol. Placar do primeiro tempo 2 a 1 para os sanfranciscanos.

No segundo, mesmo com a expulsão de Miguel Rangel, o Donana não se entregou e conseguiu o empate aos 23 minutos, através de Matheus França. Final 2 a 2. Nas cobranças dos tiros livres da marca do pênalti, nas 5 cobranças iniciais, 5 a 5. Mas Davi Duarte bateu para fora. Donana venceu por 6 a 5 nas penalidades.

 

  Sempre solícito, o grande desportista Leonardo Mantena, do Projeto Movimento é Vida, entregou o troféu de destaque a Matheus França e se divertiu com a meninada 

 

 O que poderia ser o melhor jogo, já no início da tarde, decepcionou. “Os Crias” e Flamenguinho fizeram um primeiro tempo ruim, nervoso, bem pobre de bons lances. No segundo tempo, as equipes se soltaram e prevaleceu a supremacia do time do Santa Rosa, principalmente com as trocas promovidas pelo treinador Pintinho, fazendo entrar Acerola no lugar de Arthur e João Pedro no lugar de Gaguinho. O gol da vitória saiu aos 37 minutos, através de Emerson, quando se aguardava as penalidades máximas. Nathan Fernandes, jogador do Grêmio que um dia desses balançou a rede do Flamengo pelo Brasileirão viu os seus afilhados soltarem o grito de é campeão!

 

O presidente do Projeto Movimento é Vida, Leonardo Mantena, esteve presente prestigiando os jogos e destacou o trabalho que vem sendo feito pelo futebol de base: Trata-se não só de incentivo ao futebol de base, é muito além disso. É a a reunião das famílias, a convivência em sociedade desde novos. Isso é cuidar de pessoas. Fico muito feliz em estar vivenciando tudo isso, de poder colaborar de alguma forma para este momento. Sou um agente de um goiverno que pensa macro, pensa no bem estar das pessoas e tudo faz para que o futuro dos cidadãos seja bem melhor. Por isso que é importante acontecer tudo isso que estamos vendo. Parabenizo às equipes, os pais desses meninos e a organização tão perfeita. Vamos seguir avançando sempre, apoiando, pois só assim construímos uma sociedade melhor". 

 

Um domingo em que saíram três campeões, mas que todos ganharam pela qualidade dos jogos, excelente organização, belos gols, boa arbitragem e disciplina como deve ser. Se houver alguém reclamando é choro de quem se acha perdedor, o que é normal na disputa.

Comentários