Aos 77 anos morre o empresário fidelense Renato Abreu
Geral
Publicado em 30/11/2023

Sepultamento será nesta sexta-feira, em Niterói

Natural de São Fidélis, morreu na manhã desta quinta-feira (30), aos 77 anos, o empresário Renato Abreu. Ele estava internado no Hospítal Sírio-Libanês, em São Paulo. O velório será nesta sexta-feira (1°), no Cemitério Parque da Colina, em Niterói, onde haverá uma missa de corpo presente. Abreu deixa esposa Maria de Lourdes Maia de Abreu e a filha Cristiane.

Formado em engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Renato Abreu fundou o Grupo MPE, ao lado do também engenheiro Mário Aurélio Cunha Pinto. A empresa decolou como grande prestadoira de serviços à indústria de todo o Brasil, princincipalmente as do setor petrolífero. Tinha outras empresas como a Agromon, com sede em São Fidélis. Também na Cidade Poema ele estava montando um museu no 3° Distrito de Pureza.

Católico, Renato Abreu tinha forte ligação com a igreja. Além de dinâmica atuação empresarial, envolvia-se na área cultural valorizando a literatura e a música. Através do Instituto Renan e Lídia Abreu, homenagem aos seus pais, empreendeu várias ações sociais e culturais no município de São Fidélis. Foi destaque no noticiário cultural ao adquirir toda a coleção de dpoimentos e obras da música popular brasileira, o acervo do historiador e colecionador Ricardo Cravo Albin.

- São Fidélis perdeu um filho ilustre. Um grande ser humano, um camarada que cresceu no mundo empresarial e que não esqueceu a terra em que nasceu. A vida é um ciclo e o dele terminou hoje, com um saldo muito positivo. Dr. Renato deixa um legado fantástico a ser seguido, como empresário, um grande emopreendedor e, principalmente, como Cristão. Que a famlia e amigos tenham o devido conforto neste momento de de dor pela grande perda". Aformou radialista Nelson Ferreira, diretor gerente da Rádio Via 5.

- Lamento profundamente a perda de um grande amigo e visionário. Ele era mais do que um líder de negócios para mim, era um farol de inovação e perseverança, alguém que inspirou não apenas aqueles que trabalhavam com ele, mas também toda uma geração de empreendedores. 

Sua visão inigualável e sua capacidade de ver além do imediatamente aparente eram marcas registradas de seu espírito empreendedor. Ele era conhecido por sua habilidade de transformar ideias complexas em realidades impressionantes, sempre com um olhar para o futuro e para o potencial inexplorado. Ele sempre acreditou que o sucesso se mede pelo impacto positivo que podemos ter na vida de outros. Sua generosidade e compaixão se estendiam além “dos muros” de suas empresas, impactando a comunidade em larga escala.Mesmo agora, após sua partida, o legado de Renato Abreu, permanecerá vivo conosco. Suas realizações notáveis e seu espírito incansável continuarão a nos inspirar a buscar mais, a inovar mais e a fazer a diferença no mundo.Sua memória sempre será uma bênção para nós. Sua falta será profundamente sentida por mim, que tinha por ele um verdadeiro sentimento de filho. Deus te abençoe Renato - destacou o empresário e vice prefeito de Campos, Frederico Paes.

- Conheci um pouco Renato Abreu. Como empreendedor, com experiência em empresa pública e privada, foi um fenômeno. Que marcou a vida de Campos e região, cujas origens fidelenses sempre se orgulhou. Católico praticante, teve papel destacado também como reformador e mantenedor de igrejas. Pessoalmente, não era uma figura fácil. Foi um daqueles que não fazia nenhuma questão de concorrer a prêmio de simpatia. Era direto e reto, como sempre foi em tudo na vida. Sabedor dos problemas de saúde que enfrentava, falei com ele por telefone há cerca de  dois meses, desejando sua recuperação. Em meu nome, no da minha família, do Grupo Folha e deste grupo, ao qual Renato já pertenceu, o mais sincero sentimento de solidariedade e pesar à família, funcionários, colaboradores e amigos! Jornalista Aluysio Abreu Barbosa.

- Renato foi mais que um amigo que a vida me deu, transformou-se em irmão.

Sempre muito franco e ao mesmo tempo fraterno, duro nas eventuais críticas e generoso ao exaltar qualidades que via em mim, embora eu mesmo duvidasse que as tivesse.

Empresário de muito valor que soube, como poucos, liderar um time desde a empreitada de deixar o conforto corporativo de uma multinacional e criar, do zero, um dos mais importantes grupos da engenharia e do agro do Brasil.

Realmente é uma perda que nós não sabemos ainda a dimensão dela, porque Renato tinha, uma grande sensibilidade, formando uma rede de apoio a projetos sociais e  à cultura.

Católico que soube transformar sua fé em ações, soube ressaltar e prestigiar suas raízes em São Fidelis, fazendo também de Campos dos Goytacazes e da região Norte Fluminense uma de suas paixões.

Para o Estado  do Rio e para o País, sua ausência será sentida, porque não haverá substituto.  Esse é um caso clássico de alguém insubstituível.Quero aqui deixar o meu carinho para a Lurdinha, sua esposa, para a Cristiane, sua filha, Paulinho, seu Genro, Ana Paula e Renatinho seus netos, a toda família e nossa rede de amigos. Nossa consolação vem a partir da percepção de que Renato, pelo seu exemplo, pela sua fé, nesse momento está sendo acolhido  pelo nosso Pai.

De lá, ele vai continuar olhando e zelando por todos aqui. Vá em paz, meu amigo. Você fez da sua vida o cumprimento de uma missão importantíssima", Christino Áureo, ex-deputado federal. 

* Última atualização às 14h05

 

Comentários