Pterígio é uma doença oftalmológica mais conhecido como carne nos olhos
Por Ascom Quissamã
A Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria municipal de Saúde, realiza mais um grande avanço para oferecer atendimento com mais qualidade ao quissamaense. Nesta segunda-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra, 18 moradores da cidade passaram por cirurgia de pterígio no Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus (HMMMJ).
O pterígio é uma doença oftalmológica, um tumor benigno nos olhos, mais conhecido como carne nos olhos, que se forma em proteção (do olho) à exposição prolongada ao sol e ao vento. Pode causar irritação, distorção da córnea ou até mesmo afetar a visão e a aparência dos olhos.
Maria da Glória Pessanha, 59 anos, sentia um incômodo nos olhos e procurou atendimento médico. “Eu vejo tudo embaçado e creio que após essa cirurgia vou enxergar melhor. Estou bem otimista. A equipe médica é muito boa. Essa iniciativa da Prefeitura de Quissamã, de trazer o serviço pra nossa cidade, tornou tudo mais confortável pra mim e pra minha família”, ressaltou a paciente.
A secretária de Saúde, Milena Viana, explica que os casos foram identificados no atendimento nas Unidades de Saúde da Família do Município (USFs).
“Mais um importante serviço que oferecemos desde o atendimento na rede primária até a cirurgia. Com mais este avanço, os nossos pacientes não precisam mais se deslocar quilômetros de Quissamã para realizar este procedimento. Com muito planejamento e responsabilidade estamos dando mais um passo importante na rede municipal de Saúde de Quissamã”, frisou a secretária Milena Viana.
A cirurgia dura de 30 a 40 minutos e o paciente fica em observação por até uma hora. A cirurgia de pterígio é simples e de baixo risco. Todos os pacientes saíram do procedimento com as recomendações do pós cirúrgico e a data marcada para revisão que será realizada também em Quissamã.
No início do mês, a secretaria de Saúde de Quissamã realizou um mutirão de cirurgia de catarata no HMMMJ. Durante dois dias, 50 pacientes de Quissamã foram operados. Mais um procedimento que era realizado fora da cidade e passou a ser oferecido na rede própria de Quissamã.