Intempéries colocam à mostra ineficiência da Enel com reclamações de prefeituras
Geral
Publicado em 20/11/2023

Mais reclamada das empresas de serviços públicos, distribuidora ainda não se manifestou

 

 

Por Arnaldo Garcia / Foto Arquivo

 

Rápida para cortar e ineficiente para consertar. Assim os clientes da Enel, distribuidora de energia elétrica para a grande maioria dos municípios do Rio de Janeiro, consideram a empresa. As intempéries da primavera colocaram à mostra, de forma efetiva, a ineficiência da empresa quando o assunto é corrigir problemas. Do norte ao sul do Rio de Janeiro há um turbilhão de reclamações às unidades do Procon e secretarias de defesa do consumidor. A ventania e as chuvas dos últimos dias só aumentaram as reclamações recorrente de ano inteiro.

Procon em Macaé

Em Macaé, município atingido por um forte temporal no último sábado (18) com queda de árvores em vários bairros, o Procon notificou a empresa em razão da demora do restabelecimento da energia elétrica. As concessionária está sendo cobradas a apresentar, em 24 horas, plano de ação para atendimento total dos consumidores, providências para que a morosidade na retomada dos serviços não venha a se repetir, além de outras informações sobre a prestação do serviço.

A notificação foi feita pelo Procon Macaé a partir de inúmeras reclamações recebidas pelo órgão, através de seus canais de comunicação. O titular da pasta Gilcimar Prata, ressalta a importância de que a Enel e também a Cedae, igualmente notificada, elas estejam aptas a uma pronta resposta à população.

“Os serviços que essas concessionárias oferecem são essenciais e os mesmos devem ser fornecidos de forma adequada e contínua, o que evidentemente não vem sendo cumprido, estando clara a infração do artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor”, explica Gilcimar.

Ainda de acordo com Gilcimar, os consumidores que tiverem algum prejuízo em decorrência da falta de energia podem procurar o Procon a partir desta terça-feira (21), em razão do feriado estadual nesta segunda (20). O atendimento é realizado na Avenida Presidente Sodré, 466, 5° andar. Contatos também podem ser feitos por telefones: 2765-8700, ramal: 288 ou (22) 2759-0801 e por e-mail: atendimento.procon@macae.rj.gov.br e procon@macae.rj.gov.br

Processo em Niterói

Em Niterói, a situação ainda é mais grave, e a paciência do prefeito Axel Grael (PDT) se esgotou e autorizou a Procuradoria Geral do Município a processar a concessionária de distribuição de energia elétrica. Em nota divulgada nesta segunda-feira (20) o município fez o anuncio:

Prefeitura de Niterói entra na Justiça contra Enel

Por determinação do prefeito de Niterói, Axel Grael, a Procuradoria do município deu entrada, nesta segunda-teira (20), em uma ação na Justiça cobrando soluções emergenciais para a concessionária Enel.

É inaceitável o que está acontecendo em nossa cidade.

Muitas famílias, equipamentos públicos, comerciantes e empresas sem luz, desde sábado, acumulando transtornos e prejuízos, sobretudo, com perda de alimentos.

Além das ações emergenciais, a Prefeitura cobra uma atitude colaborativa por parte da Enel.

Após ser aprovada a Lei da Fiação, de 2014, na Câmara de Vereadores, justamente para enterrar a fiação e reduzir contratempos como a da falta de energia, a Prefeitura solicita uma iniciativa da empresa para colocar em prática essa solução. Além de restabelecer, com urgência, o fornecimento de energia, a Prefeitura cobra da concessionária que a fiação seja enterrada para que a falta de luz deixe de ser uma rotina.

Quando a Lei da Fiação foi aprovada, a Enel, na época Ampla, recorreu à justiça contra a lei, disputa que ainda persiste.

É fundamental um diálogo mais transparente, diário e comprometido por parte da Enel. A prefeitura não admite essa falta de compromisso e desrespeito com #Niterói – diz a Nota.

Até às 15h35 desta segunda-feira, a empresa ainda não tinha se manifestado quanto às demandas e o Portal Via 5 segue aguardando para atualização

Comentários