Polo de Campos é o maior do estado do Rio
Por Assessoria Firjan-RJ
Em parceria com a Firjan, o Sindicato da Industria de Cerâmica para a Construção de Campos recebeu nesta quarta-feira (18) duas palestras com técnicos da federação que visam a qualificar a produção, estimular o desenvolvimento do setor e a geração de empregos na região. Na ocasião, uma Unidade Móvel com diversos equipamentos foi colocada à disposição dos empresários locais.
“Os empresários presentes demonstraram grande interesse por melhorar ainda mais suas gestões e seus produtos. E a Firjan, como parceira dos industriais, está à disposição para ajudar a desenvolver cada vez mais o polo cerâmico da região, que já é o maior do estado do Rio”, disse o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.
O presidente do Sindicato dos Ceramistas, Matheus de Azevedo Henriques, destacou a importância do evento para o setor, cujos produtos são vendidos para São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, além, claro, para o estado do Rio, onde é o maior polo fluminense: são 112 cerâmicas em Campos, com capacidade de produção de 80 milhões de peças por mês.
“Com o evento nós demonstramos que estamos buscando melhorar e certificar nosso produto, ampliar nossa atuação no mercado e, consequentemente, aumentar o número de empregos na região”, disse Matheus.
O diretor do sindicato, Adriano Cardoso, convidou os participantes a buscarem melhorar cada vez mais seus produtos com o apoio da federação.
“Gostaríamos de agradecer à Firjan, que atendeu a nossa solicitação para realizar este evento tão importante para o setor. Ações como esta são fundamentais para nos mantermos no mercado, porque para sobreviver é preciso investir cada vez mais em qualidade”, disse Adriano Cardoso, na abertura do evento.
Pensando nisso, a federação disponibilizou, no pátio do sindicato, uma unidade móvel que realizará análises para aperfeiçoar produtos e processos. Nela, é possível fazer testes em tijolos, avaliando a qualidade da matéria prima utilizada e verificando se os produtos estão dentro das normas regulamentadoras do setor. São feitos também ensaios técnicos que permitem medir aspectos como resistência e compressão.
O evento contou ainda com duas palestras. A primeira, de Thais Cristina Guirau, especialista em Serviços Tecnológicos do Laboratório de Materiais e Sistemas Construtivos da Firjan SENAI, que apresentou as iniciativas da federação que poderão beneficiar o setor, como a câmara acústica (uma das únicas quatro do país), usada para ensaios de desempenho na habitação. Ela explicou as atualizações da “Norma 15270 para Requisitos e Ensaios em Blocos Cerâmicos”, que define os termos e fixa os requisitos dimensionais, físicos e mecânicos exigíveis no recebimento de blocos cerâmicos.
“Fizemos também uma breve apresentação do novo laboratório mostrando os ensaios de desempenho em edificações relacionados ao setor. Além disso, pudemos discutir as principais mudanças da nova norma”, disse Thais.
Já Pablo Felipe Dias Nogueira, especialista-técnico do Centro de Referência em Construção Civil da Firjan SENAI Tijuca, falou sobre o “Papel do Centro de Referência em Construção Civil na Produtividade da Indústria Cerâmica”.
“Parte da nossa missão é observar o mercado e apresentar as tendências. Temos os melhores centros de referência na área de construção civil, e nossos equipamentos estão à disposição dos empresários fluminenses”, destacou.
O empresário Rodolfo Gama contou que foi um dos pioneiros na instalação de energia solar no setor, o que aconteceu após assistir a uma palestra da Firjan. Hoje, mais de um terço dos ceramistas contam com placas fotovoltaicas, transformando a Baixada Campista num polo de geração desse tipo de energia.
“Nós, empresários, precisamos melhorar nossos processos e produtos para sobreviver diante da entrada de insumos substitutos, como o drywall, as placas injetadas e o isopor. E este evento foi de grande importância para chamar a atenção dos ceramistas para a necessidade de melhorarmos cada vez mais”, disse Gama.
Os empresários se interessaram particularmente pelas iniciativas da Firjan IEL no sentido de contribuir para melhorar a gestão das empresas. Ao final do evento, diversos ceramistas agendaram uma visita dos técnicos da Firjan SENAI para avaliarem a qualidade de seus produtos e discutirem eventuais melhorias nos processos. O evento aconteceu na sede do sindicato, na Rodovia do Açúcar s/n, Mineiros, na Baixada Campista.