Empresa injetou indiretamente cerca de R$ 5 milhões em São João da Barra apenas por meio de fornecedores locais
Por Assessoria Firjan-RJ
A reunião do Conselho Empresarial do Norte Fluminense, que aconteceu nesta quarta-feira (8) na sede da Representação Regional em Campos, contou com a participação da Dome, uma das empresas que mais crescem no Porto do Açu. Fundada em 2018, a Dome saiu de 19 colaboradores em 2020 para 341 neste ano – sendo mais de 80% de Campos e São João da Barra, e um crescimento de mais de 100% nos últimos dois anos.
“Pudemos conhecer de perto a Dome e o Porto do Açu estão contribuindo para que as riquezas do complexo portuário se multipliquem na região. Isso é de extrema importância para atrair novas indústrias, desenvolver fornecedores locais e oferecer mais empregos aos jovens que buscam entrar no mercado de trabalho”, disse o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.
A Dome atua nas demandas logísticas do mercado de óleo e gás, com sistemas de exploração e desenvolvimento da produção de forma integrada. No complexo portuário de São João da Barra, a empresa conta com mais de 25 clientes privados, sendo a principal base de apoio para logística, fabricação e carregamento de dutos rígidos (spoolbase) para projetos submarinos do Brasil. Se em 2018 a empresa recebia uma ou duas atracações por semana, hoje bateu o recorde de 80 por mês.
A Dome também investe fortemente em compras locais, prática estimulada pelo Porto do Açu. Só em 2023 foram feitas 1.464, sendo 60% de Campos e São João da Barra – e, assim, injetou cerca de R$ 5 milhões apenas em fornecedores sanjoanenses. Atualmente, há 129 colaboradores apenas de São João, e a empresa investe também na formação de mão de obra local e na diversidade, como o programa Por Todas, que está formando 21 profissionais femininas como assistente de operações portuárias.
“O estímulo à contratação de mão de obra e fornecedores locais é uma premissa muito forte da empresa. Com isso acreditamos que ajudamos a desenvolver a região e a sociedade do entorno”, destacou Thiago Duarte, gerente financeiro da Dome, que esteve acompanhado de Alisson Daldegan, gerente operacional da empresa, e outros representantes da companhia.
Durante a reunião, foi feito um minuto de silêncio pela morte de Lucas Vieira Filho, conselheiro da Firjan Norte e presidente da Associação Industrial de Campos na Codin, além de ter sido membro do Grupo de Inovação da Representação Regional. O Conselho contou ainda com a participação do também conselheiro e novo presidente da AIC, Ricardo Dantas, que destacou o apoio da Polícia Militar na segurança do local e a precariedade de questões como pavimentação e iluminação.