Brasil sediará assinatura do Tratado de Constituição da Ameripol
Geral
Publicado em 06/11/2023

Cerimônia no próximo dia 9 no Palácio da Justiça trerá a participação de autoridades de 12 países

Por Policia Federal - DF 

Será assinado no próximo dia 9/11, no Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Tratado de Constituição da Ameripol, conhecido como “Tratado de Brasília”. A cerimônia de assinatura celebrará o reconhecimento da Comunidade de Polícias das Américas (Ameripol) como organismo internacional. O evento contará com a participação dos ministros de Interior e Justiça de 12 países membros.

A Ameripol é uma organização regional dedicada ao intercâmbio de informações policiais, à realização de operações conjuntas e à capacitação de seus membros que atua desde 2007 como organismo de cooperação policial internacional. Atualmente sediada em Bogotá, Colômbia, conta com a participação de 36 forças policiais de 30 países do continente americano, além de 31 membros observadores, representando organismos internacionais e outras forças policiais de diferentes continentes.

Em virtude da relevância dessa organização no combate aos crimes transnacionais e na promoção da integração entre as forças policiais do continente americano, o Brasil, através da Polícia Federal, do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Ministério das Relações Exteriores, liderou os esforços de negociação internacional para a criação do Tratado.

100 anos da Interpol e Reunião de Chefes de Polícia e Forças de Segurança do Mercosul

Na manhã do dia 8/11, o MJSP sediará a XXIX Reunião de Chefes de Polícia e Forças de Segurança do Mercosul, criada com o propósito de aprofundar o intercâmbio de informações, experiências e boas práticas entre as autoridades máximas das polícias e forças de segurança dos países membros. O evento contará com a presença dos chefes de polícia da Argentina, Paraguai e Uruguai, membros fundadores do Mercosul, bem como representantes da Bolívia, que está em processo de adesão ao bloco. Além disso, foram convidados representantes de países observadores, como Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.

Ainda no dia 8/11, será celebrado o centenário da Interpol, celebração que começará às 18h, no Palácio da Justiça, em Brasília. O evento contará com a participação de mais de 50 ministros de estado estrangeiros, chefes de polícia, do secretário-geral da Interpol, do presidente da Interpol e de membros do comitê executivo de todos os continentes.

 

Comentários