Quissamã realiza mutirão de exames de ultrassonografia
Saúde
Publicado em 23/10/2023
Ação de prevenção ao câncer de mama faz parte do Outubro Rosa
 
Por Ascom Quissamã
 
A Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria municipal de Saúde, realizou um mutirão com mais de 100 exames de ultrassonografia das mamas, neste final de semana. A ação faz parte da programação do Outubro Rosa, mês de conscientização da prevenção contra o câncer de mama. O exame desempenha um papel fundamental na detecção precoce de potenciais alterações e contribuem para o diagnóstico de doenças, incluindo o câncer de mama.
 
"A Prefeitura investe em uma Saúde de qualidade para a população. Neste sábado e domingo, foi realizado o mutirão deste exame tão importante para as mulheres. E essa ação aconteceu justamente na campanha do Outubro Rosa, quando alertamos para a conscientização da Saúde da Mulher", disse a prefeita Fátima Pacheco. 

A secretária de Saúde, Milena Viana, acompanhou o mutirão e, entre as orientações passadas aos pacientes, explicou que a iniciativa busca otimizar o atendimento.

“O mutirão tem objetivo de proporcionar um acesso mais rápido ao exame. Importante destacar também que os procedimentos são realizados mediante agendamento prévio e estão de acordo com a classificação de risco de cada paciente. Neste mês de prevenção estamos com diversas ações, mas o atendimento acontece diariamente nas unidades de saúde do município”, destacou Milena.

A secretária ressalta a importância das mulheres conhecerem seu corpo para perceber possíveis alterações, como um nódulo na mama, e buscar o atendimento de forma rotineira e preventiva nas Unidades de Saúde da Família (USFs).

Quem faz acompanhamento na rede elogia o atendimento. A aposentada Reni Pessanha, de 62 anos, retirou um nódulo na mama há 4 anos, com acompanhamento da médica da rede municipal de saúde, a mastologia, Milena Issa.

“Acho muito importante esse exame. Fiz uma cirurgia há 4 anos, tinha um nódulo na mama, descoberto pela doutora Milena, e faço o acompanhamento desde que ela descobriu. Sempre junto com a gente, liberando o exame pra gente fazer e o médico na rede pra gente também fazer o tratamento, porque pra pagar é muito difícil, então podendo usar a rede (municipal) é bem melhor”, contou Reni.

 

 
Comentários