Programa é da Alerj em parceria com a Secretaria Estadual de Educação
Por Luci Braga
Nesta quarta-feira (6) a equipe do Parlamento Juvenil encerrou a capacitação presencial para os municípios do Sul Fluminense. O programa que está em sua 14ª edição é um projeto da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc).
Assim como aconteceu no Noroeste Fluminense, os estudantes eleitos do Sul Fluminense tiveram dois pontos de encontro em cidades diferentes.
De acordo com o deputado estadual Danniel Librelon (Rep), atual coordenador do projeto, essa foi uma estratégia realizada para que os parlamentares juvenis não tenham dificuldades no acesso aos locais onde serão realizadas as capacitações.
Aulas
Na terça-feira, os jovens eleitos se reuniram no Instituto de Educação Professor Manuel Marinho em Volta Redonda.
No encontro, estiveram presentes os PJs eleitos dos municípios de Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende e Volta Redonda.
A estudante Dara Evelyn da Silva, representante do município de Porto Real, salientou que a capacitação trouxe informações que ela nem imaginava que existia.
“Aprendi muitas coisas, além de ter aprimorado o conhecimento que eu já tenho. Foi uma grande ajuda ter contato com este conteúdo”, afirmou.
Já na quarta-feira, as capacitações aconteceram no Colégio Estadual Roberto Montenegro em Angra e contemplou os eleitos dos municípios de Mangaratiba, e Rio Claro.
Ketleen da Silva Rocha, parlamentar eleita pela cidade de Mangaratiba também elogiou as aulas.
“Apesar de já ter o meu projeto que vai abordar a violência na escolas, as aulas foram muito importantes para eu realizar os ajustes necessários”, disse.
Nas capacitações presenciais, os jovens parlamentares eleitos assistiram aulas de noções de Direito Administrativo e Constitucional, Técnicas de Legislativo além de diferenciação dos Três Poderes e suas competências.
Nestes encontros, os alunos também tiraram dúvidas sobre a Semana Parlamentar em que irão participar em novembro e também receberam um kit com autorizações para os responsáveis legais.
O kit é composto por um checklist. (Uso de imagem e voz, ficha de saúde e termo de responsabilidade).
O advogado Alessandro Santos, atual gestor do Parlamento Juvenil e responsável pelas capacitações, elogiou a participação dos alunos durante as aulas.
“O interesse dos estudantes em saber do conteúdo faz toda a diferença no decorrer das aulas. Eu tenho falado com eles que após as capacitações eles passam a enxergar tudo de uma maneira diferente”, destacou.