Manhã muito especial no Sest/Senat e a gratidão de todos
Por Bernardo Rust / Foto Divulgação
Aconteceu neste sábado (05), a primeira edição do Festival Paralímpico do Esporte Vida, projeto elaborado pelo prefeito Wladimir Garotinho durante o mandado como deputado federal. A competição reuniu no Sest Senat, as entidades Associação de Pais e Pessoas Especiais (APAPE), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (Apoe), Educandário São José Operário, além de atletas que fazem parte dos núcleos do projeto.
De acordo com o coordenador do Esporte Vida, Leonardo Mantena, o evento entrará para o calendário esportivo do Município. "Estamos muito felizes com a realização desse evento, entendendo que os assistidos dessas entidades, precisam praticar esporte o ano todo. A partir dai, trabalhei em conjunto com o nosso supervisor, Cristiano Nicolau, para elaborar esse evento e celebrar o esporte paralímpico da nossa cidade, mostrando que todos merecem ter espaço em nossa sociedade. E como o prefeito Wladimir fala, precisamos levar qualidade de vida e inclusão social através do esporte, porque o Esporte é Vida", declarou o coordenador.
Ainda segundo Mantena, os jogos foram iniciado às 08h30, com a abertura oficial. "Foram realizadas ao todo, 11 modalidades, voltadas para todas as idades, com destaque para o golbol e o futebol de cinco, que é para cegos, a natação, o futsal adaptado e a disputa nos jogos eletrônicos. Ao final da competição, o que ficou foi um sentinmento de gratidão, por tudo ter acontecido da melhor maneira possível. Vimos no rosto de cada um desses paraatletas, a gratidão e a realização de um sonho. Com toda certeza, é um marco para a nossa cidade e sem dúvidas, o Festival Paralímpico entrará no calendário esportivo de Campos. Outras edições já estão sendo programadas em conjunto com as entidades e tenho a certeza de que vamos cada vez mais fazer da inclusão, uma regra para a nossa sociedade" pontou.
A presidente da Apoe, Priscila Marins, agradeceu ao Esporte Vida pela realização do evento. "É a realização de um desejo muito antigo das instituições e hoje está se concretizando. Estamos muito felizes com toda essa movimentação e só temos a agradecer ao coordenador do Projeto Esporte Vida, Leonardo Mantena, por estar nos dando essa oportunidade. Esperamos que seja a primeira de muitas edições deste festival paralímpico", afirmou.