Gol da vitoria veio no final do segundo tempo
Por Agência Brasil / Foto Rubens Chiri (SPFC)
Os quase 50 mil torcedores presentes ao Estádio do Morumbi neste sábado (1º), em sua maioria são-paulinos, tiveram que ser pacientes, mas saíram satisfeitos. Na abertura da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol, o São Paulo derrotou o Fluminense por 1 a 0, com um gol de Luciano aos 42 do segundo tempo e se igualou ao adversário na classificação da Série A.
Ambos têm 21 pontos e cinco gols de saldo, com o time carioca ficando uma posição acima (é o quinto colocado no momento) por ter marcado um gol a mais (19 contra 18).
O tricolor paulista adotou uma postura mais objetiva, terminando a partida com o quíntuplo de finalizações (20 contra apenas quatro), mesmo com uma posse de bola relativamente equilibrada (55% para o São Paulo, 45% para o Flu).
O time marcou a saída de bola do adversário, mas não criou tanto perigo quando finalizou. Na primeira etapa, o mais perto que chegou foi em cabeçada de Arboleda que terminou em defesa de Fábio, em lance anulado por impedimento.
Na segunda etapa, os jogadores do São Paulo mantiveram a proposta e conseguiram boa chance quando Juan foi lançado pela direita e saiu de frente para Fábio. O chute do atacante foi defendido pelo goleiro.
Aos 42, no entanto, a insistência foi premiada. Rafinha lançou na área, David ajeitou de cabeça para o meio e Luciano chutou. A bola desviou na zaga e entrou: 1x0.
Ao final da partida, o colombiano Jhon Arias, do Fluminense, acabou expulso após confusão com Pablo Maia, do São Paulo.
O resultado quebrou uma sequência de quatro jogos sem derrota da equipe carioca no campeonato. O time agora descansa por uma semana antes de enfrentar o Internacional, no próximo domingo (9), no Maracanã.
Já o São Paulo terá dias movimentados. Na quarta-feira (5), abre o confronto de quartas de final da Copa do Brasil diante do rival Palmeiras, no Morumbi. Quatro dias depois, enfrenta o Bragantino pelo Campeonato Brasileiro.