Firjan homenageia José Carlos Mendonça e Ricardo Paes Teixeira com a Medalha Construtor do Desenvolvimento Regional
Esportes
Publicado em 06/06/2023

É a 20ª edição da honraria concedida a personalidades que contribuem com o desenvolvimento da região

Por Felipe Sáles - Assessoria Firjan

A 20ª edição da Medalha “Construtor do Desenvolvimento Regional” homenageia dois campistas que fizeram história em seus setores de atuação. O professor José Carlos Mendonça, responsável por pesquisas na área de produção agropecuária e ambiental; e o arquiteto Ricardo Paes Teixeira, responsável pela gerência do Plano de Desenvolvimento Urbano de Campos, na Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (Fundenor), no fim da década de 70. O evento acontece na quarta-feira (14/06), às 19h, no Teatro Firjan SESI Campos, em Guarus, e as confirmações de presença podem ser feitas até sexta-feira (9/6) neste link.

 “A medalha é um reconhecimento pelos serviços prestados por empresários locais ao desenvolvimento socioeconômico da sociedade. E os dois homenageados deste ano são exemplos categóricos dessa contribuição em diferentes áreas, mas que foram e são determinantes para a evolução da nossa região e do estado do Rio”, destacou o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.

 Dentre as diversas atividades e títulos de José Carlos Mendonça, a de “professor” é a sua preferida. Formado em Engenharia Agrônoma na Uenf, onde dá aulas, possui ainda Mestrado e Doutorado em Produção Vegetal, e Pós-Doutorado em Micrometeorologia. Com ampla experiência na área de produção agropecuária e meio ambiente, dedica-se aos estudos de agrometeorologia e sensoriamento remoto da superfície, pesquisas de fundamental importância ambiental, social e econômica para o agronegócio e diversas outras áreas.

 Já o arquiteto Ricardo Paes Teixeira é do ramo da Construção Civil, um dos setores que mais empregam na região. Liceísta, mudou-se para a Barra do Piraí onde fez Faculdade de Arquitetura. Trabalhou na Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, e na Fundenor no Departamento de Assistência aos Municípios em Projetos de Arquitetura e Urbanismo. Dedicado a questões de desenvolvimento socioeconômico, é também o sócio-fundador da empresa Melo Teixeira Arquitetura e Planejamento, onde foi responsável por um elevado número de projetos de edificações de alto padrão, colocando o município em destaque no setor.

 A cada ano, membros do Conselho Regional do Norte Fluminense e da Comissão Municipal da Firjan em Macaé apresentam nomes de personalidades candidatas a receber a Medalha. A Comissão do Mérito Industrial analisa os indicados e apresenta os escolhidos para serem condecorados.

 No ano passado, os homenageados foram os empresários Frederico Paes, presidente da Coagro e vice-prefeito de Campos, e Gonçalo Meirelles, maior produtor de soja do estado do Rio, com base em Macaé. Nas outras 18 edições do evento os contemplados foram Antônio Evaldo Inojosa de Andrade e Rubens Arêas Venâncio, em 2002; João Antunes de Faria e Lacerda Agostinho, em 2003; Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira e Aluysio Cardoso Barbosa, em 2004; Augusto Tinoco de Faria e Celso de Oliveira Araújo, 2005; Geraldo da Silveira Coutinho e Vilmar Ferreira Rangel, em 2006; Hector Siqueira e Humberto Fernandes, em 2007; Hugo Aquino Filho e Maria Teresa da Silva Venâncio, em 2008; João Francisco Gomes e Arlete Parrilha Sendra, em 2009; Arley Amaral Carvalho e Francisco Rony Reis de Araújo, 2010; Francisco Mancebo Agostinho e Joilson Maciel Barcelos Filho, em 2011; Wolfgang Schulz e Regina Lucia Boynard Vasconcellos Martins, em 2012; Amaro da Conceição Souza e dr. Félix Challita, em 2013; Eike Batista e Oscar Pires, em 2014; Geraldo Coutinho e Lucas Abreu Maia, em 2015; Rita Chardelli  e Izac Bezenover, em 2016; Jamil da Silva Soares, Arízio Stanzani França, em 2017; Paulo Maranhão e Carlos Bacelar, em 2018; e Jomar Machado e Osvaldo Almeida, em 2019.

Comentários