Por Assessorisa Firjan RJ
A Firjan participou nesta quinta-feira (1/6) da primeira edição do Fórum Brasileiro de Líderes em Energia, que reuniu no Rio de Janeiro agentes públicos, executivos dos principais players, empresas e associações do setor elétrico brasileiro. Na abertura do evento, o 1º vice-presidente da Firjan CIRJ, Carlos Fernando Gross, destacou a necessidade de modernizar o setor elétrico, para o aumento da competitividade dos segmentos produtivos. Segundo ele, o projeto de lei 414/2021, em tramitação no Congresso Nacional, é o ponto de partida para o desenvolvimento do setor e atração de novos investimentos.
Gross, porém, destacou que um dos fatores que eleva o custo da energia elétrica no estado do Rio de Janeiro refere-se a perdas não técnicas de energia, em regiões sob o domínio do tráfico ou da milícia, o que custa cerca de R$ 1,2 bilhão anuais aos consumidores e às empresas de energia do estado. Por outro lado, o Rio de Janeiro paga ao ano mais de R$ 1,6 bilhão a mais do que recebe de retorno em benefícios da CDE, a conta de desenvolvimento energético.
“Esse valor precisa ser utilizado para amenizar o custo da energia do consumidor fluminense considerando o próprio conceitual da CDE, que inclui remunerar programas do governo e garantir a modicidade tarifária”, disse o vice-presidente.