"Amigos do Nacif" estreiam novos uniformes e fazem festa de confraternização
Texto e fotos Arnaldo Garcia
O que leva um grupo atualmente de 57 amigos a manter uma pelada por tanto tempo, com reuniões todas as semanas? A reportagem do Portal RV5 foi buscar essa resposta nesta terça-feira (23), na sede campestre do Sindicato dos Bancários de Campos e Região, onde os Amigos de Paulo Nacif se reúnem todas as semanas para fazer a bola rolar, molhar as palavras, interagir e se ajudar dentro das possibilidades de cada um. Agora, os longevos estão de fardamentos novos, que se assemelham com o uniforme número 1 do Internacional de Porto Alegre e o outro com o da Fiorentina da Itália.
Há 30 anos, Paulo Nacif, 75 anos, bombeiro militar aposentado, começou esse movimento e der lá para cá a pelada já utilizou vários espaços. Começou no campo de uma estação transmissora de rádio, no Parque Vicente Dias; sede da Fundação Municipal da Infância e da Juventude; Universidade Federal Rural, Campo do São Cristóvão, na Rua Machado de Assis; e, finalmente, sede campestre do Sindicato dos Bancários de Campos e Região.
Do grupo, de quase 60 pessoas, participam militares, ex-atletas profissionais, bancários, dentistas, petroleiros, motoristas, empresários e profissionais, na maioria aposentados. Dentre eles está Leno, 52 anos, o mais jovem, enquanto Tércio Pereira, 76 anos é mais o longevo, inclusive sendo um forte braço do criador e presidente da pelada, Paulo Nacif. Além de Tércio fazem parte da diretoria Adalto Paes, Fernando Pessanha e Janes Nascimento.
Policial militar reformado, Janes Nascimento, 61 anos, vice presidente e há 11 anos na pelada, credita essa longevidade à liderança do Paulo Nacif, que promove a bem estar entre as pessoas: “Pelada é sinônimo de bom humor e para isso tem que haver união, comunhão, afinidade. Essa é a razão de estarmos tanto tempo juntos, sob uma liderança, uma direção que delega funções e todos nós dividimos tarefa”, explicou.
Há três anos no grupo, Oliveira – 64 anos - ex-zagueiro do Americano e Bangu, e Amarildo, ex-atacante do Alvinegro campista são só alegria. “Trata-se de um grupo coeso, disciplinado, que recebe bem a todos e mantém um convívio extremante saudável”, declara o antigo ponta direita, que foi o churrasqueiro na última terça-feira. Oliveira, faz coro afirmando que por se tratar de pessoas que sabem o que querem fica bem fácil o entrosamento. Além deles, Paulinho da Geni é outro que faz parte do seleto grupo de amigos do Nacif.
Paulo Nacif acredita que não é difícil a convivência do grupo porque impera o respeito, a amizade, a responsabilidade de cada um e isso torna o ambiente saudável, fator também muito importante para a duração de 30 anos.
“É como se fosse uma família gigante, onde todos procuram se ajudar de alguma forma. Já tivemos caso de companheiros que chegaram aqui tensos, cheios de problemas e saíram leves, felizes. Não se trata apenas de um grupo de peladas, é um conjunto de pessoas que tem consciência do quanto é importante ser útil e tornar a vida útil, todos nós temos capacidade para isso”, garante Nacif.
Na última terça-feira atuaram na pelada, com suas camisas personalizadas: Time Azul - Trindade; Paulo Renato 8, Éberson 7, Silva Leite 20, Chiquinho 63, Daltinho 5, Everaldo 4, Leandro 68, Walter 15, Amarildo 17; Depois entraram: Armando 16, Tavares 33, Renato 36, Marcelo 30, Demostenes 55, Zé Roberto 14
Time Vermelho - Gabriel; Nei 25, Edmilson 44, Serginho 2, Rato 10, Oliveirab51, Janes 41, Braga 60, Marildo 58 e Manhães 32. Depois João 3, Marinno19, Marcos 6, Aladilson 28, Bahia 29, Amaro 26, Gil 54 e Fernando 22.