“Quando Ousamos Existir” será atração no Cine Darcy desta quarta-feira (24), na UENF
23/05/2023 00:33 em Economia, Negócios e Desenvolvimento

 O Cine Darcy apresenta na próxima quarta-feira (24) o documentário “Quando ousamos existir”. Dirigido por Cláudio Nascimento e Márcio Caetano, o filme traz uma reconstituição histórica do surgimento de grupos ativistas em prol da luta por respeito, combate à discriminação e proteção de direitos dos homossexuais a partir dos anos 70 no Brasil.

 Produzido entre 2018 e 2022, “Quando Ousamos Existir” enfatiza a discriminação social e os desafios que esses movimentos tiveram de enfrentar para se impor pelos seus direitos e sua liberdade no país, em meio a tempos de conservadorismo e ditadura. Pessoas pretas e prostitutas, que também eram vítimas de preconceito da sociedade à época, também se engajavam nos movimentos.

 "A iniciativa nasce com a comemoração dos 40 anos do movimento LGBT no Brasil (em 2018). Movimento que tem como marco a fundação do Grupo Somos, em 1978, na cidade de São Paulo. Foi um ano emblemático, porque além de ter sido o ano que começa o processo de reabertura política, vários movimentos sociais são institucionalizados. Então, a origem do filme é uma resposta a esses 40 anos de trajetória de luta do movimento LGBT, e à própria invisibilidade que essa trajetória tem, frente ao processo de luta democrática do Brasil", destaca Marcio Caetano, diretor do documentário.

O documentário aborda, portanto, questões sociais que infelizmente se fazem presentes até os dias atuais, e propõe debates que se fazem essenciais ainda em 2023. A produção é dirigida por Marcio Caetano e Cláudio Nascimento, que vão participar do Cine Darcy desta quarta-feira (24), de forma online, fazendo uma introdução do trabalho no qual mergulharam nos últimos quatro anos.

Entre os ativistas entrevistados no filme estão Marisa Fernandes, ativista do Grupo SOMOS de Afirmação Homossexual, cofundadora da Facção Lésbico Feminista (LF), posteriormente denomiado Grupo de Ação Lésbico Feminista (GALF), João Trevisan, cofundador do Grupo Somos de Afirmação Homossexual e membro do Jornal Lampião da Esquina, e Jovanna Cardoso, fundadora do Movimento Trans no Brasil.

“Quando Ousamos Existir” será exibido às 19h30 da próxima quarta-feira (24), no Cine Darcy, sediado no Centro de Convenções da Uenf.

Cine Darcy - Cinema universitário da UENF, o Cine Darcy é um projeto de extensão da Assessoria de Cultura da Uenf. “Nesse projeto, temos o objetivo de valorizar o cinema nacional independente, sempre promovendo a reflexão e o debate de pautas importantes na sociedade”, destaca Maria Priscila Pessanha de Castro, coordenadora do Cine Darcy e Assessora de Cultura da Uenf.

 

COMENTÁRIOS