Mesas e apresentações marcam 1º Seminário Junino de Campos, no Teatro de Bolso
21/05/2023 19:55 em Economia, Negócios e Desenvolvimento

Lotando a plateia, evento abriu espaço para importantes debates que visam o aperfeiçoamento do trabalho das quadrilhas juninas do município

Por Antônio Filho texto e fotos

Com mesas de debate e apresentações de quadrilhas, foi realizado, neste sábado (20), no Teatro de Bolso (TB) Procópio Ferreira, o 1º Seminário Junino de Campos. Com o tema “Quadrilhas Juninas: tradição popular e contemporaneidade”, o evento recebeu, no palco e na plateia, profissionais que atuam no segmento que mantém viva a tradição dos arraiás. A ação teve a realização da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), em parceria com a Liga de Danças Folclóricas de Campos (Lidanfoc).

O evento teve sua mesa de abertura conduzida pela presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas, acompanhada de sua vice, Fernanda Campos e da presidente da Lidanfoc, Leila Barbosa. Os vereadores Álvaro Oliveira e Paulo Arantes também se fizeram presentes, assim como o subsecretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Gilberto Totinho; a diretora executiva das Artes e Culturas da FCJOL, Sylvia Paes; o chefe da Divisão de Cultura Popular da Fundação, Marcelo Velasco e a coordenadora Artística do TB, Neusinha da Hora.

“Estou feliz e emocionada, pois vejo, na plateia do Teatro de Bolso, vocês, artistas das quadrilhas juninas lotando os assentos. Todos vieram ampliar seus conhecimentos, enquanto se preparam para mais uma jornada de apresentações, nos extremos do município, por meio do novo edital da FCJOL, que formará a programação do Circuito Junino. Ano passado, resgatamos o trabalho de vocês, na retomada cultural, com o edital do Circuito de Quadrilhas, o primeiro da história de Campos. Cientes de que estamos no caminho certo e que vocês estão prontos para evoluir, declaro aberto o 1º Seminário Junino”, disse Auxiliadora Freitas.

Mesas temáticas

 O primeiro encontro, intitulado “A Festa e Recomeço”, teve como palestrantes a professora Kátia Macabu, presidente do Fórum Regional de Cultura Norte Fluminense e o subsecretário municipal de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Gilberto Totinho, sob a mediação dos professores e animadores culturais, Salvadora Cruz e Fabrício Simões. O encontro fez um recorte histórico sobre as festas juninas, desde a colonização do Brasil.

No período da tarde, o encontro “Tradição Popular e Contemporaneidade das Quadrilhas Juninas e sua Produção Cultural”, contou com a participação da renomada diretora de TV e produtora cultural, Marlene Mattos. A empresária não conseguiu se deslocar para o município, na sexta-feira, por atraso na ponte aérea Rio-São Paulo, participando do evento por videoconferência, sob a mediação do ex-presidente do Conselho Municipal de Cultura de Campos (Comcultura), Marcelo Sampaio. Gerando um interessante debate sobre a origem das festas juninas, com base nos Santos celebradas naquele período e nos meses seguintes.

“Sou nascida no Maranhão e amo festa de São João. Quero muito conhecer todas as quadrilhas que vocês de Campos lutam para manter. Quero, inclusive, que a Lidanfoc traga algumas de suas quadrilhas para que se apresentem na Feira de São Cristóvão, aqui no Rio, da qual já fui gestora. Todo o meu afeto para vocês, campistas”, disse Marlene Mattos, longamente aplaudida.

O último debate aconteceu na mesa “Evolução da Indumentária”, tendo, como palestrante, o produtor junino e coreógrafo, Igor Almeida, sob a mediação do ator, produtor e drag queen, Felipe Monda. O bate-papo sobre as mudanças no estilo de vestimenta dos grupos juninos, nos últimos três séculos, discutiu sobre a tecnologia utilizada em excesso, na atualidade, como prejudicadora da originalidade, em alguns casos.

Apresentações

O 1º Seminário Junino de Campos contou com três apresentações de quadrilhas, divididas entre as categorias Roça Caipira, Estilizada e Quadrilha de Salão, com as participações de diversos grupos. Entre uma apresentação e outra, o grupo Toc Caipira apresentou diversas canções, contando, em um dos números, com a participação do cantor Jota Leonni.

 “Quero agradecer a cada um dos participantes deste evento pioneiro. As quadrilhas juninas de Campos conseguiram voz e espaço, por meio da Prefeitura de Campos, graças aos editais da FCJOL. Agradeço ao prefeito Wladimir Garotinho e aos profissionais da Fundação, na pessoa de Auxiliadora Freitas. Parabéns aos palestrantes e aos artistas participantes”, disse a presidente da Lidanfoc, Leila Barbosa, no encerramento do evento.

Participaram do 1º Seminário Junino de Campos, representantes dos seguintes grupos: Águia de Ouro; Arco-íris; Azabumba; Balança, Mas Não Cai; Chico Chega, Mas Não Entra; Cia. Junina de Custodópolis; Coisa Roxa; Dona Jura; Estrela Dalva; Imperadores da Baixada; Luar do Sertão; Luz e Vida; Real Palace; Sinhá Moça; Toc Caipira; Yamara; B-13; Nega Maluca; Óia Nós Aqui; Arraiá dos Amigos; Maluquinha; Arrocha; Explode Coração; Explosão de Emoções; Sonho Livre e Lago Azul.

COMENTÁRIOS