Americano pronto para encarar o Macaé em duelo de treinadores
Eleições 2024
Publicado em 19/05/2023

Maior clássico regional da atualidade será em Cabo Frio neste sábado com o derrotado ficando na pressão

Por Arnaldo Garcia - Fotos Caio Fernandes, Arnaldo Garcia - Arte Renato Ribeiro

 

Início de competição é mesmo assim, intensa busca por resultados positivos em que pese a classificação de quatro equipes para as semifinais. E, no caso específico de Macaé e Americano que se enfrentam neste sábado, às 15h, no Alair Correa, em Cabo Frio, a situação é bem mais frenética, pois o mandante, ainda sem o seu estádio liberado, vem de derrota na estreia e precisa da vitória para não ficar desgarrado das posições classificatórias. Pelo lado alvinegro, a realidade não é muito diferente, pois o empate, em casa, diante do Olaria não o deixou em situação confortável.

 

A partida, válida pela segunda rodada do Estadual da Série A2, marca um duelo entre os treinadores Rafael Soriano e Toninho Andrade, que já trabalharam juntos no mesmo Americano. O atual treinador alvinegro foi auxiliar nas campanhas do vice-campeonato da Copa Rio de 2008 e dos Estaduais de 2009 e 2010. Além disso, Toninho é o segundo treinador com mais passagens pela equipe campista nos últimos 30 anos, perdendo apenas para o ex-zagueiro Paulo Marcos, e, o atual comandante está indo na mesma trajetória, sendo essa a sua terceira vez.

 

Para Soriano, trata-se de um jogo muito complicado, um clássico regional, e como tal, cheio de expectativa não só pelos dois lados, mas também dos adversários. “É um adversário difícil, tem um dos maiores investimentos da competição, entra como um dos favoritos ao acesso, tem um grande treinador e vem de um resultado adverso, apesar de ter sido superior em boa parte do jogo. Será um confronto muito difícil, em que precisamos estar muito concentrados e ter uma atuação segura para conquistar um bom resultado. A rodada mostrou que será um campeonato muito disputado e não haverá jogo fácil”, afirma o treinador alvinegro.

 

Já Toninho Andrade vai pela mesma linha, afirmando que o jogo será muito complicado, difícil: “Essa partida é o retrato da competição. Tivemos a primeira rodada com duas vitórias e por placar mínimo. Isso diz bem o equilíbrio existente. O Americano é uma equipe valorosa, que fez bom jogo na estreia, segundo as minhas informações, levando gol no final da partida numa cobrança de falta. Temos uma agravante que é a dispensa do fator mando de campo. Será um jogo equilibrado com bastante dificuldades para as duas equipes”, pontua Toninho.

 

O treinador tem muito carinho pelo clube de Campos por onde passou cinco vezes, e essa é a sua sexta passagem pelo Macaé. “É muito legal quando trabalhamos num lugar e voltamos mais de uma vez. Eu tenho muito apreço pelo Americano, principalmente por sua torcida, que sempre me acolheu muito bem. Espero que seja um bom jogo, que saia vencendo o melhor e que este seja o Macaé”, deseja.

 

Rafael Soriano deverá repetir a mesma equipe da estreia, com apenas uma alteração. Na lateral esquerda deverá ser escalado Bruno Barbosa que cumpriu suspensão na estreia diante do Olaria. Já Toninho Andrade não anunciou o substituto do zagueiro Vitão, expulso na derrota de sábado passado diante do Gonçalense. O derrotado neste sábado ficará distante 6 ou 5 pontos da liderança, isso se a equipe de Petrópolis superar o Artsul, fora de casa, e o America passar pelo Olaria, também fora.

 

 O novato Carlos Tadeu Ferreira de Castro será o árbitro da partida, que terá transmissão da Cano Tv, numa gentileza muito especial do Macaé Esporte Futebol Clube, através do seu presidente Cristiano Assis, a quem a torcida alvinegra agradece. 

 

Comentários