Projeto percorrerá bairros e distritos da cidade
Por Assessoria Câmara Municipal
Foto Tiago Ferreira
Com boa participação do público, a Câmara Itinerante retornou oficialmente na manhã deste sábado (6). A estrutura do Legislativo macaense foi para o bairro Virgem Santa, por solicitação do vereador Professor Michel (Patriota). Entre as principais cobranças, os moradores reivindicaram investimentos na infraestrutura e na saúde.
Ao abrir a edição, o presidente Cesinha (Solidariedade) frisou que a Câmara de Macaé percorrerá todos os bairros e distritos. “É conhecendo de perto os problemas que poderemos avançar. Por isso, espero contar com a presença de mais representantes do Executivo daqui para a frente”, disse.
Já Professor Michel falou sobre a importância do bairro. “A Virgem Santa está localizada em uma estratégica, mas que não recebeu a atenção que merecia dos últimos gestores. Em 2022, destinei todas as minhas emendas impositivas no orçamento para a urbanização do bairro. Sei que há muito a ser feito e o Legislativo cumpre seu papel quando está presente”.
Representante da Secretaria de Obras, Samantha Fragoso anunciou ao público que o governo já finalizou projetos para o bairro e que fará uma licitação para infraestrutura. Cesinha sugeriu que todos os vereadores presentes protocolem um pedido para que a Estrada do Dique seja contemplada na obra. A iniciativa partiu após diversos moradores citarem os problemas do local.
Ao lado de Cesinha e Professor Michel, participaram os vereadores Iza Vicente (Rede), Rond Macaé (Patriota), Marlon Lima (PDT), Amaro Luiz (PRTB) e Reginaldo do Hospital (Podemos), além de representações da Cultura, Mobilidade Urbana e Políticas Energéticas.
Após a edição da Virgem da Santa, a Câmara Itinerante sobe a Serra. No dia 20 de maio, será na Bicuda e, no dia 3 de junho acontece no Trapiche. Em seguida, no dia 17 de junho, estará na Barra de Macaé. No primeiro dia de julho, o projeto chega na Nova Holanda. Em breve, novas datas serão anunciadas.
O povo fala
Emocionada, Sirliane dos Santos falou sobre os problemas que ela e muitas pessoas enfrentam para ter acesso à rede pública de saúde. “A gente acorda de madrugada e vai para a fila no posto de saúde, mas nem sempre somos atendidos porque as fichas são poucas. E eu também estou há meses esperando para fazer um exame e nunca consigo. Por favor, olhem por nós.”
Iza disse que a prefeitura fez um convênio com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para elaborar um levantamento completo de como está a saúde local. “Teremos uma grande oportunidade de promover mudanças para que a população tenha um serviço ágil e eficaz.”
Morador do bairro há 25 anos, Jorge Viana pediu maior atenção no asfaltamento que foi colocado em parte da Virgem Santa. “Os postes ficaram muito próximos da pista, gerando riscos de acidentes. Alguma coisa precisa ser feita”. Já Katia Bezerra disse que a falta de água no bairro é constante. Os vereadores cobrarão posicionamento da Cedae.
Entre outras reivindicações, o público também citou atrasos e poucas linhas no transporte coletivo de ônibus, falta de creche e poucos eventos culturais.