Em Defesa do Sesc e do Senac
02/05/2023 23:21 em Cultura, Turismo, Lazer, Shows e Tv

 Não ao corte de 5% das verbas do Sesc e do Senac para Embratur 

 

Para População, Governo Federal, Congresso Nacional

      A promoção do Brasil no exterior não pode ocorrer em detrimento dos interesses dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e das demandas sociais e educacionais do povo brasileiro. Os artigos 11 e 12 do PLV nº 09/2023, que estão em análise do Senado, repassam 5% dos recursos destinados ao Sesc e ao Senac para a Embratur.

     A redução do orçamento pode acarretar o encerramento das atividades do Sesc e do Senac em mais de 100 cidades brasileiras e mais de R$ 260 milhões deixariam de ser investidos em atendimentos gratuitos.

     No caso do Sesc, seriam fechadas 36 unidades, com corte de 1.994 empregos, e haveria redução de 2,6 milhões de quilos de alimentos distribuídos pelo premiado Programa Mesa Brasil Sesc. Além disso, haveria a supressão de 2,6 mil exames de saúde e de 37 mil atendimentos em atividades de lazer. Cerca de 2 mil apresentações culturais, com público estimado em 14 milhões de pessoas, deixariam de ser realizadas.

     No caso do Senac, o desvio seria responsável pelo fechamento de 29 centros de formação profissional, encerramento de 31.115 mil matrículas gratuitas e mais de 7 milhões de horas-aula de cursos reduzidas.

     Além da demissão de 1.623 pessoas e do fim de 23 laboratórios de formação específica para a área do Turismo.

Nota do Editor: Entendemos o objetivo do Governo, mas acreditamos no Sistema S, que muito contribui para formação profissional, por isso estamos engajados nessa luta. Entendemos que há outros há outros setores que podem contribuir,  como o sistema lotérico, por exemplo. Fazer ajustes nos percentuais da arrecadação das loterias é a nossa sugestão.

COMENTÁRIOS