Parceria oferecerá programa completo para formação de atletas de alto rendimento unindo esporte, educação e inovação
Por Assessoria Enel
A Enel Distribuição Rio lançou na manhã desta segunda-feira (17) o projeto #EnergiaParaVencer, uma parceria com a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) SENAI SESI e com a ONG Craque do Amanhã para formar atletas de alto rendimento a partir de um programa completo, que inclui esporte, educação e inovação tecnológica. O lançamento do projeto aconteceu na sede da Enel Distribuição Rio, na Zona Portuária, e contou com a presença da medalhista de ouro olímpica e bicampeã mundial no judô, Rafaela Silva, que será madrinha da iniciativa, da diretora de Sustentabilidade da Enel Brasil, Marcia Massotti, da diretora da Firjan, Carla Pinheiro, do diretor regional Senai e Superintendente Sesi, Alexandre dos Reis, do coordenador do projeto Craque do Amanhã, Felipe Espose, do vice-prefeito de São Gonçalo, Sérgio Gevú, do presidente da Comissão de Esportes da Alerj, deputado estadual Carlinhos BNH, entre outras autoridades.
O #Energia para Vencer vai selecionar 20 atletas de alto rendimento das modalidades judô, natação e taekwondo, que receberão uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 2.500. O incentivo irá contribuir para a estabilidade financeira necessária para que os esportistas mantenham o foco em seus treinamentos. Além da bolsa-auxílio, esses atletas terão acesso a uma academia personalizada com a estrutura para o desenvolvimento esportivo e acesso a equipe multidisciplinar, com preparador físico, nutricionista, fisioterapeuta, dentista, psicólogo, treinador e fisiologista. Os atletas utilizarão o Centro de Avaliação Física e Treinamento (Caft), em Laranjeiras, que conta com diversas tecnologias utilizadas nos maiores centros do mundo dedicadas à ciência dos esportes. Essas ferramentas auxiliam os atletas a aprimorar a performance, reduzir e recondicionar lesões.
A proposta é formar um grupo capacitado a disputar, a médio e longo prazo, campeonatos internacionais, nacionais e regionais. O custeio de taxas e inscrições e toda a estrutura necessária para participações em competições nacionais e internacionais também está previsto no projeto.
Para garantir o acesso dos jovens atletas a ferramentas tecnológicas, que são atualmente importantes aliados dos esportistas na busca por melhores desempenhos, o projeto contará com o apoio da Faculdade Celso Lisboa. Por meio da Coordenadoria de Educação Física da instituição, será criado um grupo de iniciação científica formado por alunos e professores de Estatísticas, para gerar publicações científicas com os dados estatísticos e fisiológicos dos atletas do projeto.
Pelo Instituto SENAI de Inovação, será desenvolvido treinamento em realidade virtual em taekwondo para que os alunos possam interagir no ambiente virtual.