Treinador de grandes desafios encara mais um em Minas
28/02/2023 12:04 em Eleições 2024

Por Arnaldo Garcia

Foto: Divulgação

Quando a campanha vai mal ele sempre é chamado, mas desta vez Luciano Lamoglia poderá fazer planejamento e trabalhar por bons resultados, exatamente começando com a base

Um trabalho para chamar de seu. Foi com essa expectativa que o treinador Luciano Lamoglia aceitou o desafio de treinar o Juventus, de Minas Novas, mas que mandará seus jogos da base em Pedro Leopoldo (MG). Como a competição não começa por agora, ele vai desempenhar a sua segunda função no clube, a de coordenador das divisões de base, inclusive dirigindo o Sub-20. E já colocou a mão na massa, marcando para os próximos dias 11 e 12 de março uma sessão de avaliação de jovens atletas nas cidades de Cardoso Moreira e Cambuci.Com trabalhos realizados no Carapebus, Goytacaz, Campos Atlético e Macaé Esporte, a estrutura e a política de renovação da equipe mineira motivaram o treinador a aceitar esse desafio, afinal é um processo embrionário em que ele terá toda a condição de planejar e executar. Essa “peneira” é para atletas de 14 a 20 anos e vai acontecer em duas etapas: Em Cardoso Moreira, no dia 11, e em Cambuci, no dia seguinte. A ideia do treinador, que também já foi gerente de futebol, é aproveitar jovens valores do Sub-20 na futura equipe de profissionais na disputa do Mineiro da segunda divisão.

Aceitei o convite por acreditar num projeto esportivo, na formatação de um trabalho e na valorização das categorias de base. Essa nossa avaliação em Cardoso Moreira e Cambuci é um ponto de partida para que possamos ter uma base mínima, e acreditamos na nossa região com potencial para isso. A seriedade sempre foi uma marca de nosso trabalho e é assim que vamos continuar trilhando a nossa história, respeitando as pessoas e a dinâmica competitiva”, resigna-se.

Esse processo de seleção de atletas reunirá talentos promissores de toda a região. De Campos estão seguindo dois atletas, que se juntarão a tantos outros, todos num só sonho: aprovação. Muitos atletas são ignorados e tornam-se vítimas do princípio de que futebol é fase, é momento. Lamoglia acredita que um atleta pode render muito num segundo momento, e o exemplo disso são alguns que aparecem nos cenários estadual e nacional sem sequer passar uma semana nos clubes profissionais de Campos. O treinador ainda esclarece que o valor simbólico de R$20, por atleta é para pagamento de despesas.

Se tudo der certo, o treinador macaense de 55 anos, finalmente terá um projeto para chamar de seu, e competência, honestidade e humildade não lhe faltam para isso.

O Juventus Esporte Clube, de Pedro Leopoldo, voltou ao futebol em 2005 e foca as atividades na juventude. Suas instalações no bairro Fidalgo, tem capacidade para abrigar 60 atletas. O presidente em exercício do Juventus, Eder Henrique da Silva, destaca o planejamento diferenciado do clube: enquanto o interesse dos demais clubes está em subir de divisão, o JFC está focado na base. Um bom exemplo é goleiro, com somente 17 anos, que chamou a atenção dos gigantes de Minas, Atlético e Cruzeiro.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!