Arnaldo Garcia: Pelé, exemplo para os jovens
29/12/2022 19:29 em Eleições 2024

 

Todo final de ano é marcado por tragédias das mais variadas magnitudes, principalmente envolvendo a natureza, essa que sempre cobra a conta. São fatos estrondosos que tomam conta da mídia. Mas, esta sexta-feira (29), nos trouxe um fato que ocupará todos os noticiários e só abrirá espaço para a posse do presidente Lula, outro grande destaque do final deste 2022 e início do novo ano, que cremos, apesar de toda a tristeza pela morte do nosso maior ídolo do futebol, vem com ventos de democracia e liberdade, maior bem de um ser humano comum no seu cotidiano.

Pelé foi um verdadeiro gênio, dentro e fora do campo. Conquistou tudo nas quatro linhas e formou um super patrimônio fora delas. Um exemplo para qualquer garoto que sonha em jogar futebol, pois a história de Pelé é eterna. Soube projetar o futuro na carreira empresarial, e como poucos, desaparece sendo reverenciado pelo mundo inteiro, até por aqueles que nunca o viram atuar, mas respeitam a sua trajetória de conquistas. O mundo do futebol está muito triste, mas preservará a história desse gênio.

O que Pelé nos deixa de exemplo está diretamente ligado aos jovens e vem com muita propriedade. Afinal, estamos falando de alguém que começou, ou explodiu para carreira de futebolista aos 17 anos e nos deixa aos 82, com um patrimônio extremo construído. É verdade que, outros seguiram o exemplo do “Rei do Futebol” brilhando no campo e sabendo construir aqui fora, neste mundo de desigualdades e preconceitos. Ele soube aliar-se à pessoas que contribuíram muito para o seu conhecimento e enriquecimento. Ah, se os tempos são outros e não se pensa igual, o exemplo foi deixado para aqueles que têm uma carreira muito curta, e no mundo moderno é muito menos difícil juntar poupudos recursos e fazer fortuna. Quanto ganharia Pelé nos tempos atuais?  Com certeza, ele venceu barreiras e foi um pioneiro em projeção de marca autoral.

Quando Pelé fez o milésimo gol, já deixava num pedido uma projeção para o futuro. Ouvido, disse: “Vamos cuidar das crianças do nosso Brasil”. Ele sabia e todos nós sabemos que essa nação nada será se não cuidarmos de nossas crianças e jovens. Ele deixa um exemplo de protagonismo e mais que isso, pois, recentemente, afirmou que todos podem ser protagonistas, escrever a sua história e ser responsáveis por ela. E é assim que deve ser, através de exemplo de disciplinada, seriedade, dedicação, empreendedorismo e sapiência para associação à pessoas e instituições. 

Um caminho traçado. Um caminho a ser seguido, mesmo que não haja o talento na quadra, no tatame, no campo ou em qualquer atividade, mesmo que não seja esportiva, mas na batalha que é a vida, o “rei” nos mostrou a direção. Pelé, história eterna!

por: Arnaldo Garcia

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!