PROCURA POR TURISMO EM ÁREA DE TRAJANO DE MORAES CRESCE NO PRIMEIRO SEMESTRE
05/09/2022 18:10 em Cultura, Turismo, Lazer, Shows e Tv

A identificação turística e a marca ‘Caminhos de Trajano’, está praticamente em 100% de todo o território do município, hoje com uma área de 589,397 km² distribuídos em cinco distritos, sendo Trajano de Moraes, Visconde de Imbé, Doutor Elias, Vila da Grama e Sodrelândia, o município tem semeado dia a dia o que chamamos hoje de crescimento turístico ordenado. O trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo ganha notoriedade em todo o estado, e quem afirma essa informação, são os turistas que procuram a cidade a todo o momento.

Com a crescente pós Pandemia, a gestão pública municipal aposta em seus pontos de atração usando material 100% ecologicamente correto, como é o caso dos pregos de aço inox. De acordo com o secretário da pasta, Tiago Pecly, a localização geográfica beneficia esse crescimento, que vem sendo realizado de forma gradativa, porém organizada. “Trajano faz divisa com Macaé ao Sul, Conceição de Macabu e Santa Maria Madalena a leste, São Sebastião do Alto e Macuco ao Norte, Cordeiro, Bom Jardim e Nova Friburgo a Oeste. Isso faz com que além de atrairmos turistas do estado inteiro, temos essa dinâmica de quem visita as cidades vizinhas”, explicou.

O clima temperado e úmido, com média variando entre 10º e 30 °C, faz Trajano de Moraes ser considerado o oitavo melhor clima do Brasil. Porém, há registros de até -2 °C nas noites mais frias de Inverno no município, principalmente nas localidades de Tirol e Alto Macabu que possuem uma altitude bem mais elevada que a da sede. Toda essa ação tem gerado na cidade o título de mais procurada na região, e quem também comemora essa notícia é o prefeito Rodrigo Viana e o vice Matias Mendes.

E prova disso é a procura diária, por exemplo, no aplicativo ‘Caminhos de Trajano’, liberado para android e IOS. “Temos pontos turísticos lindos. Nosso trabalho consiste em fazer de Trajano e dos distritos um dos roteiros mais procurados pelas famílias e principalmente pelos amantes do esporte radical ou normal. Trajano tem em seu território, a Mata Atlântica como principal bioma. As cachoeiras são outros atrativos”, acrescentou o secretário Tiago Pecly.

Trajano tem em sua rota, por exemplo, o circuito de cicloturismo. Ele tem início no centro de Visconde de Imbé. De lá o ciclista pedala subindo até o vilarejo de São Francisco de Paula, que possui construções históricas e ruínas de uma igreja e o antigo cemitério da cidade. O circuito continua descendo pela estrada de terra pela estrada que possui vários mirantes naturais e paisagens de serras e antigas fazendas coloniais.

Outro grande atrativo é o rio Macabu. “Ele tem suas nascentes na Serra do Macabu entre os municípios de Trajano de Moraes, Bom Jardim, Macaé e Nova Friburgo, e percorre cerca de 30 quilômetros até formar o lago da represa de Tapera, também conhecida com represa de Sodrelândia. temos também a trilha que começa na antiga Estação ferroviária de Leitão da Cunha, também é muito procurada, devido ao túnel histórico por onde passa um rio, dando origem a Cachoeira do trem”, destacou.

Por Douglas Smmithy

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!