Prevenção de urgência à infecção pelo HIV é tema de capacitação
19/08/2022 14:53 em Cultura, Turismo, Lazer, Shows e Tv

Foi concluído nesta quinta-feira (18), o ciclo de palestras promovido pelo Programa IST/Aids, da Secretaria de Saúde, voltado para a capacitação em Profilaxia Pós-Exposição de Risco (PEP). Foram quatro encontros dentro da abordagem que busca a prevenção de urgência em situação de risco à infecção pelo HIV. O objetivo é ampliar este tipo de atendimento dentro da rede pública municipal de saúde.  

O PEP é um tratamento realizado em casos específicos como acidentes com materiais perfurocortantes, violência sexual ou comportamento de risco, como relação sexual sem preservativo.  Atualmente, o serviço é oferecido na UPA da Barra e no Hospital Público Municipal (HPM). Com a capacitação, voltada aos profissionais de saúde, a intenção é levar o serviço a mais quatro unidades de emergência até o fim deste ano.

"Fizemos quatro encontros a fim de capacitar profissionais como médicos e enfermeiros, buscando concretizar a ampliação da oferta do atendimento do município, facilitando o acesso do paciente que poderá escolher de acordo com a sua comodidade. Inicialmente levaremos até as unidades de emergência, mas o planejamento prevê que o serviço também passe a ser oferecido nas unidades básicas", explica a coordenadora do IST/Aids, Sandra Barcelos.

As palestras sobre o PEP foram ministradas por Silvia Thees - infectologista e diretora técnica do Programa IST/Aids de Macaé. A iniciativa foi comemorada pelos profissionais de saúde, como a médica Cristina Cadinelli, que atua na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Botafogo. 

"É de suma importância participarmos de uma capacitação como essa. A gente recebe na unidade pessoas que, por diferentes razões, precisam desse tipo de atendimento, então, saber exatamente o que fazer é crucial para ajudar de maneira eficaz o paciente, já que o tratamento deve ser ministrado em até 72 horas depois da ocorrência do episódio de risco", salienta Cristina.

O tratamento consiste na utilização de medicamentos antirretrovirais e tem duração de 28 dias, sendo oferecido gratuitamente na rede pública de saúde.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!