Morre radialista Watson Tavares, aos 80 anos
02/05/2024 12:41 em Geral

Por Folha do Leste / Fotos Divulgação

A noite de quarta-feira (1º de maio) foi marcada pela perda de um dos maiores nomes da comunicação brasileira: o lendário radialista Watson Tavares, aos 80 anos, em sua cidade natal, Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Ainda não há informações sobre a causa da morte.

Watson Tavares, que também era contabilista, dedicou décadas de sua vida ao rádio. Construiu uma carreira marcada pelo estilo que ele mesmo definia como autêntico e a serviço do povo. Misturava sua comunicação combativa e polêmica com reflexões profundas sobre a vida.

Começou sua trajetória na Rádio Mayrink Veiga, no Rio de Janeiro, e teve passagens por diversas emissoras, como a Rádio Campos Difusora e, mais recentemente, a Rádio Absoluta, onde apresentou o programa “Watson Tavares – Porta Aberta Para a Verdade” por mais de dez anos.

Tratava-se, sobretudo de um cronista, cujo programa tinha como meta a promoção de mútua ajuda. Não alienava sua opinião a interesses políticos de terceiros e, por isso, fazia questão de manter seu programa como uma produção independente.

A Rádio Absoluta foi o último lar profissional de Watson, onde comandou por mais de uma década o programa “Watson Tavares – Porta Aberta Para a Verdade”. Na emissora, passou a ter um programa diário, o que o aproximou ainda mais do seu público.

Durante a pandemia da Covid-19, Watson não se rendeu ao medo e adaptou seu programa, transmitindo-o diretamente de sua residência em Ururaí, demonstrando força e resiliência.

André Freitas, diretor-executivo do Folha do Leste e ex-diretor da Rádio Absoluta na época de Watson, relembra com carinho a amizade e o profissionalismo do radialista.

“Negociei a ida dele para a Rádio Absoluta e o convenci de fazer um programa diário. Ele estava habituado a programas semanais. Foi um dos grandes amigos fiz no rádio e uma das pessoas mais solidárias e fraternas que conheci. Desejo que Deus o receba generosamente e manifesto fraternos votos de solidariedade e pesar aos familiares, em especial sua esposa, Elisângela, e sua filha mais nova, Clara Sophia”, disse André.

Esporte

Watson não se limitava ao jornalismo e cronismo geral. Sua paixão pelo esporte o levou a participar de diversas jornadas esportivas nacionais. Igualmente, participou de jornadas esportivas internacionais, comentando jogos da seleção brasileira de futebol pelo mundo.

Engajamento social

Além da comunicação, Watson era um cidadão engajado em diversas causas sociais. Por exemplo, era um dos líderes do grupo de Alcoólicos Anônimos no Norte Fluminense. Igualmente, militou em diversos grupos antidrogas e antitabagismo. Usava a si próprio como exemplo para inspirar e influenciar outras pessoas a abandonar vícios, sem hesitar em narrar, exaustivamente, os abusos que cometera com álcool e drogas.

Ele também presidia o Grupo Comunitário Fraternidade, fundado por ele mesmo, com o lema que norteou sua vida: “só o amor constrói”.

Através do Grupo Fraternidade, Watson realizou diversos eventos comunitários. Festas de Dia das Mães, encontros de casais e reuniões sociais com os mais diversos temas.

Mas o Campeonato da Fraternidade, competição esportiva que reunia times de futebol amador de Ururaí e região, se tratava de uma de suas maiores paixões pessoais. Ele negociou com a Rádio Absoluta a transmissão dos jogos do torneio, dando visibilidade a diversos jogadores e clubes de futebol amador.

Política

Em 1982, Watson quase se elegeu vereador em Campos dos Goytacazes pelo PMDB. Porém, sua expressiva votação o levou à diretoria de patrimônio da Prefeitura de Campos no governo Zezé Barbosa.

Anos mais tarde, Watson se aproximou de nomes como Darcy Ribeiro, Leonel Brizola e Carlos Alberto de Oliveira, o Caó. Desse modo, ingressou no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro como auditor fiscal.

Watson também participou de diversos governos municipais, em Campos., além da administração de Zezé Barbosa. Ele atuou nos governos de Anthony Garotinho, Arnaldo Vianna, Roberto Henriques e Rosinha Garotinho.

Memória

No último dia 28 de abril, Watson completou 80 anos de idade. Esteve cercado por amigos e familiares em uma celebração emocionante, em sua residência.

Velório e Sepultamento

O velório de Watson Tavares acontece na capela B do cemitério Parque da Paz, no IPS. Entretanto, o horário de sepultamento ainda não teve definição.

COMENTÁRIOS