Campos: Escolas municipais participam de programa nacional de Educação Ambiental
05/04/2024 14:09 em Qualidade de Vida e Meio Ambiente

Alunos do 4° e 5° anos do Ensino Fundamental participarão de concurso de desenho e redação 

Por: Fernanda Moraes e César Ferreira, da Secom Campos

Estudantes do 4° e 5° anos do Ensino Fundamental de algumas escolas da rede municipal de Campos vão participar do concurso de desenho e redação do programa de Educação Ambiental Campo Limpo, que acontece há 15 anos em todo o país. O programa, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca.

Na região, o concurso está sob a coordenação da Associação dos Revendedores Agrícolas de Insumo do Norte Fluminense (Assinf), que tem como presidente Frederico Veiga. O tema deste ano será “Cidadania Ambiental Ativa”. Durante o programa, os alunos vão receber orientação e participar de atividades relacionadas ao tema.

O secretário de Agricultura, Almy Junior, ressaltou a importância da participação da Prefeitura no programa. “É gratificante saber que essas crianças serão multiplicadoras de informações relacionadas aos cuidados com o meio ambiente”, disse.

Isis Vivório, coordenadora de Educação Ambiental da Seduct, disse que o convite para a participação das escolas no programa partiu da Secretaria de Agricultura e da coordenação da Assinf. “Já escolhemos as unidades que irão participar das atividades e, a partir daí, faremos um trabalho voltado para o tema. Temos na rede municipal o projeto Reciclar, que visa promover ações educativas relacionadas ao meio ambiente”.

Já o presidente da Assinf, Frederico Veiga, afirmou que está aguardando a relação das escolas que irão participar para a distribuição do material didático. “Esse é um programa nacional, onde mais de 2 milhões de alunos no Brasil já participaram do concurso. No ano passado, foram cerca de 2.600 escolas em todo o território nacional. Ele é bem abrangente no que diz respeito ao trabalho realizado junto às escolas que, muitas vezes, estão localizadas na zona rural”, disse Frederico, ressaltando que o concurso será realizado entre os meses de julho e agosto deste ano.

COMENTÁRIOS